27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

benefício

Saída temporária: 68 presos não retornam aos presídios na RPT

SAP esclarece que eles passaram a ser considerados foragidos da Justiça e terão a regressão para pena fechada

Por Cristiani Azanha

21 de março de 2024, às 08h01 • Última atualização em 21 de março de 2024, às 09h08

A SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária) informou que 68 presos não retornaram às unidades prisionais da RPT (Região do Polo Têxtil) na última saída temporária, que ocorreu entre 12 e 18 de março.

Em Hortolândia, 63 presos não retornaram da saída temporária – Foto: Arquivo/O Liberal

A secretaria esclareceu que eles passaram a ser considerados foragidos da Justiça e terão a regressão para pena fechada, caso sejam recapturados.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Nas penitenciárias de Hortolândia, 1.480 presos foram beneficiados pela medida, mas 63 não voltaram. No CR (Centro de Ressocialização) de Sumaré, do total de 66, cinco não retornaram.

No CDP (Centro de Detenção Penitenciária) de Americana não houve saída temporária, pois a população carcerária cumpre pena em regime fechado e um dos quesitos para a concessão do benefício é que o detento já esteja em semiaberto.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

As próximas saídas temporárias em 2024 estão marcadas para 11 a 17 de junho, 17 a 23 de setembro e 23 de dezembro a 3 de janeiro de 2025. A SAP enfatiza que o Poder Judiciário é o responsável pelas concessões das saídas temporárias.

Câmara aprova restrição da ‘saidinha’ de presos em datas comemorativas

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica nesta quarta-feira (20), o projeto de lei que restringe a “saidinha”, a saída temporária de presos em datas comemorativas e veda a concessão em casos de crime hediondo ou cometido com violência ou grave ameaça. O texto vai a sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposição prevê o direito apenas para detentos inscritos em cursos profissionalizantes ou que cursem os ensinos médio e superior, somente pelo tempo necessário para essas atividades. Apenas o PSOL protestou contra a matéria durante a votação simbólica.

Com informações da Agência Estado

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade