23 de janeiro de 2022 Atualizado 20:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Região tem 107 mil crianças em nova faixa etária de vacinação da Covid

Primeiro lote da vacina chegou no Brasil na madrugada desta quinta-feira; prefeituras aguardam orientações do Estado

Por Ana Carolina Leal

14 jan 2022 às 08:18 • Última atualização 14 jan 2022 às 08:38

A RPT (Região do Polo Têxtil) possui 107.479 crianças com idades entre 5 e 11 anos, nova faixa etária incluída no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A estimativa do total de crianças aptas a serem imunizadas foi encaminhada ao LIBERAL pelas prefeituras de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

Da região, Sumaré é a cidade que conta com mais crianças entre 5 a 11 anos, 42,5 mil no total. Em Hortolândia são 26,4 mil, enquanto Americana conta com 20,8 mil. Já Santa Bárbara poderá imunizar até 13,7 mil crianças nessa nova faixa etária e Nova Odessa estima vacinar cerca de 4 mil.

Na quarta, governo paulista abriu pré-cadastro para começar vacinação – Foto: Luis Lima Jr / Fotoarena / Estadão Conteúdo

Questionadas pela reportagem, as prefeituras não souberam cravar uma data para o início da imunização, aguardando orientações do governo estadual. O total de doses encaminhado a cada município também deve influenciar como será realizada a campanha de vacinação.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Odessa, no entanto, já informou que a imunização se dará nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) mais próximas das residências do público alvo, de maneira escalonada, para evitar filas. A Prefeitura de Hortolândia também destacou que funcionários da Vigilância Epidemiológica participaram, nesta semana, de capacitação técnica on-line sobre a vacina pediátrica da Pfizer.   

Na quarta-feira (12), o governo do Estado de São Paulo anunciou a abertura do pré-cadastro para início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no estado. Segundo o governador João Doria (PSDB), esse pré-cadastro, realizado no site www.vacinaja.sp.gov.br, agiliza o atendimento na hora da vacinação.

Na madrugada desta quinta-feira (13), o primeiro lote de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil. Nesse lote estão 1,2 milhão de vacinas, que serão destinadas ao governo federal brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.

E apesar de o governo estadual ainda não ter estimado data para início da vacinação, a Prefeitura de São Paulo informou que deve iniciar a imunização das crianças na segunda-feira, dia 17. Segundo a administração, o município deve receber 60 mil doses da vacina nesta sexta-feira, com pronta distribuição para as UBSs.

Publicidade