19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Primavera chega com nebulosidade

Uma frente fria alcançou o Estado nesta sexta, mudando o tempo na maior partes das regiões; Americana tem previsão de chuvas localizadas

Por Valéria Barreira

21 de setembro de 2019, às 09h51

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Considerada uma estação de transição, Primavera na região será mais seca este ano

Depois de um final de inverno quente e seco, a Primavera começa na próxima segunda-feira, com nebulosidade e temperaturas mais amenas. Uma frente fria chegou ao Estado nesta sexta-feira, mudando o tempo na maior parte das regiões de São Paulo.

Para Americana, a previsão é de chuvas localizadas durante o final de semana. O tempo irá variar entre nublado e parcialmente nublado. A chance de chuvas é maior no domingo. As temperaturas caem um pouco, A mínima para amanhã será de 18 °C com máxima de 29 °C. Na segunda cai mais um pouco, ficando entre 16 °C e 25 °C.

Segundo Bruno Miranda, meteorologista do Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), a frente fria rompeu o bloqueio formado por um sistema de alta pressão, que deixou o tempo seco e a temperatura nas alturas durante as duas últimas semanas.

Com a chegada da chuva, a umidade relativa do ar volta a subir. Na terça-feira passada, às 16 horas, ela chegou a 16,9%, indicando estado de atenção, segundo dados coletados na Estação Meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorologias), localizado na sede do Tiro de Guerra de Americana.

TRANSIÇÃO. Considerada uma estação de transição, a Primavera será mais seca este ano, segundo informações do Cptec. A climatologista Alice dos Santos Macedo, ressalta que a previsão para o período é de chuvas abaixo da média histórica observada.

Segundo ela, embora o El Niño tenha deixado de agir há cerca de dois meses, ele ainda provocará reflexos sobre a nova estação que chega na segunda. Alice ressalta que apesar de ser menos chuvosa em comparação ao mesmo período de anos anteriores, a temporada das flores não será tão seca quanto o inverno.

Publicidade