17 de janeiro de 2021 Atualizado 18:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Quarentena

Prefeituras que seguirem medidas do Plano São Paulo terão prioridade

Estado afirmou que gestores que não acatarem as restrições vão para o “fim da fila” nesse atendimento

Por Marina Zanaki

07 jan 2021 às 07:38 • Última atualização 07 jan 2021 às 07:43

O Estado de São Paulo vai priorizar nas demandas de políticas públicas as prefeituras que seguirem as medidas determinadas pelo Plano São Paulo. Os gestores que não acatarem as restrições vão para o “fim da fila” nesse atendimento. A exceção é área da saúde e ações ligadas ao enfrentamento da pandemia.

A informação foi passada pelo Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, em reunião virtual realizada com 645 prefeitos do Estado de São Paulo.

Doria e Vinholi durante reunião virtual com os prefeitos dos municípios do Estado – Foto: Governo do Estado de São Paulo

O secretário lembrou que o Estado possui 54 programas ligados às diversas secretarias, oferecendo apoio e suporte aos municípios. Contudo, a prioridade nesses programas será para quem acatar as medidas determinadas no Palácio dos Bandeirantes.

“Os que forem irresponsáveis vão para o fim da fila nesse momento. É momento de parceria, união e responsabilidade, e isso vamos cobrar de cada um de vocês. Se não estiver cumprindo as regras fundamentais da saúde e da vida, notificamos, encaminhamos para o Ministério Público, que muitas vezes entra com ações de improbidade administrativa, até mesmo responsabilizando esses prefeitos que vão sofrer ações por conta dessa irresponsabilidade”, disse o secretário.

Ao LIBERAL, Vinholi contou que a decisão foi tomada pois o enfrentamento à pandemia é uma responsabilidade compartilhada com as prefeituras.

A medida foi anunciada após diversas resistências por parte de gestores em acatarem as restrições impostas pelo Governo de São Paulo. A fase vermelha decretada durante seis dias entre Natal e Ano Novo, por exemplo, não foi respeitada por 20 cidades.

Publicidade