26 de abril de 2024 Atualizado 19:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tradição interrompida

Pelo segundo ano seguido, região não terá desfile cívico de 7 de Setembro

Prefeituras se adaptam para celebrar data com segurança, mas descartam eventos com aglomeração, assim como foi em 2020

Por Pedro Heiderich

05 de setembro de 2021, às 08h01

Como na maioria do País, pelo segundo ano seguido, não haverá desfile cívico em nenhuma cidade da região para comemorar o feriado nacional de 7 de Setembro, Dia da Independência.

Assim como o governo federal, que cancelou o tradicional desfile em Brasília, as prefeituras não realizarão o ato, para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Em Santa Bárbara, prédios públicos serão iluminados de verde até terça – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Embora a vacinação avance com o início da imunização dos adolescentes e a chegada da terceira dose para os idosos, o crescimento de casos da variante Delta é motivo para as autoridades evitarem riscos.

Para não passar em branco o sete de setembro, as prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) se adaptam para celebrar a data comemorativa.

Americana, por exemplo, encontrou uma opção segura. “Em alusão à data, o quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica Municipal fará apresentação, em vídeo, do Hino Nacional e Hino de Americana, que serão publicados nas páginas da Secretaria de Turismo e da prefeitura, no Dia da Independência”, informa.

O último desfile cívico em Americana, de 2019, reuniu cerca de quatro mil pessoas.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste programou uma celebração simbólica para o dia, que ainda seria divulgada pela prefeitura. Uma das ações divulgadas foi a iluminação na cor verde dos prédios Centro de Memórias “Historiador Antônio Carlos Angolini”, Teatro Municipal “Manoel Lyra”, Paço Municipal e Parque Taene.

Em Nova Odessa, a prefeitura disse que além de não haver desfile, não haverá qualquer ato coletivo. “A Secretaria de Educação trabalhará o tema em sala de aula durante a próxima semana, quando todas as turmas da Rede Municipal já terão retornado às aulas presenciais”.

A Prefeitura de Hortolândia ressaltou que não haverá desfile e que o foco é a campanha de vacinação contra o coronavírus. “O compromisso atual do município é salvar vidas, evitando atividades que possam causar qualquer tipo de aglomeração”.

Já a Prefeitura de Sumaré preparou uma programação online, que pode ser conferida no Facebook da prefeitura, para o mês de setembro.

Publicidade