25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Onda de calor contribui para aglomerações na região

Circulação de pessoas nas ruas aumentou, gerando situações ainda proibidas pelo Plano São Paulo

Por Marina Zanaki

28 de setembro de 2020, às 19h35

A onda de calor registrada no final de semana na região, que fez com que os termômetros de Americana chegassem a 37°C no domingo, contribuiu para o aumento nas aglomerações, proibidas pelo Plano São Paulo em função da pandemia do novo coronavírus.

A Vigilância Sanitária de Americana disse que, apesar de não dispor de parâmetro comparativo com outros períodos da pandemia, avalia que “o aumento da temperatura contribui para maior circulação das pessoas, o que, via de regra, também acaba gerando mais aglomerações”.

Fiscalização também é realizada pela Guarda Municipal em Hortolândia, a fim de evitar aglomerações – Foto: Prefeitura de Hortolândia/Divulgação

Em Hortolândia, o número de ocorrências de aglomeração dobrou entre sexta-feira e domingo, em relação ao final de semana passado. Foram 30 chamados relacionados a perturbação de sossego e aglomeração de pessoas em espaço públicos e privados. No final de semana passado, foram 14 ocorrências.

“Tivemos o dobro de ocorrências do final de semana passado. A forte onda de calor contribuiu para o aumento dos registros. Continuaremos nos próximos finais de semana o trabalho para conscientizar e orientar a população para evitar estes atos que causam a disseminação da doença e colocam a vida das pessoas em risco”, declarou a comandante da Guarda Municipal de Hortolândia, Michele Cardena.

Desde o início da pandemia, Hortolândia realiza a Operação Saturação aos finais de semana. A ação fiscaliza e orienta a população contra a aglomeração em todas as regiões da cidade para evitar a disseminação da doença e orientar o funcionamento regular das atividades comerciais.

De acordo com a Secretaria de Segurança, desde janeiro, foram registradas 2.517 ocorrências ligadas à perturbação do sossego e aglomeração de pessoas. De março até agora, desde quando começou a pandemia, foram 2.124 atendimentos.

Denúncias podem ser feitas pelo 153 ou 08000-111-580. Os responsáveis por organizar festas clandestinas podem ser multados em até R$ 5.000,00 e o local do evento poderá ser lacrado.

Nova Odessa informou que não registrou aglomerações este final de semana. Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré foram procuradas, mas não responderam até a publicação desta reportagem.

CONSCIÊNCIA
O governador João Doria (PSDB) declarou nesta segunda-feira, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que é responsabilidade das prefeituras evitar aglomerações e que a polícia militar deve ser acionada pelos gestores municipais.

“Em primeiro lugar, vou recomendar que as prefeituras fiscalizem de fato situações como essa para evitar que aconteçam e solicitem a Polícia Militar, que saberá agir para evitar situações de aglomerações e que voltem a se repetir”, afirmou.

Questionado sobre eventos que reuniram muitas pessoas no final de semana na capital paulista, o tucano também apelou para a “consciência” da população.

“Cada pessoa tem que ter a consciência que aglomeração coloca em risco a sua vida, de familiares, amigos e outras pessoas. Não é compreensível que alguém queira ficar mais perto da morte que da vida”, finalizou o governador.

Publicidade