20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Procedimento

Onça-parda do Zoológico de Piracicaba passa por cirurgia ocular

Procedimento foi realizado para tratar doença que afeta a córnea do animal; onça Ágata está bem e em recuperação

Por Redação

23 de junho de 2020, às 18h34 • Última atualização em 24 de junho de 2020, às 10h22

A onça-parda Ágata, moradora do Zoológico Municipal de Piracicaba, foi submetida a uma cirurgia oftalmológica na última sexta-feira (19). A cirurgia foi feita para o tratamento de uma distrofia endotelial (doença ocular que afeta a córnea).

As alterações oculares da onça se iniciaram em setembro de 2019. Na época, foi diagnosticado uveíte (inflamação da camada média do globo ocular), distrofia endotelial e catarata nos dois olhos do animal.

Animal passou por procedimento cirúrgico e está bem – Foto: Divulgação

A uveíte foi tratada com medicamentos e a catarata ainda não está num estágio no qual a cirurgia é recomendável. Mas, no caso da distrofia endotelial, houve a necessidade de um procedimento cirúrgico.

A onça-parda de 2 anos e 10 meses já havia tomado medicação para o quadro da distrofia, mas o quadro se agravou com o tempo.

A cirurgia, chamada Flap de Gundersen, foi realizada por uma equipe de médicas veterinárias oftalmologistas de São Paulo.

Agora, a onça Ágata está sendo medicada e recebendo “os mimos da equipe técnica e tratadores do Zoo”, segundo a responsável técnica pelo Zoológico Municipal de Piracicaba, Camilla Xavier.

Histórico da onça
O animal felino foi encontrado com cerca de 25 dias de vida, abandonado e muito debilitado, no município de Santa Cruz das Palmeiras. De lá, foi resgatado e levado à Associação Mata Ciliar em Jundiaí.

Após sua recuperação, foi transferida para o Zoo de Piracicaba, quando tinha aproximadamente 4 meses de idade.  

O Zoo de Piracicaba possui três onças-pardas. Além da Ágata, no local também estão a onças Pierre (3 anos) e Nala (17 anos).

Publicidade