27 de abril de 2024 Atualizado 11:26

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ALTA DEMANDA

No período de declarações, dedicação a mais nos escritórios de contabilidade

Hora extra, WhatsApp, aconselhamento no ano possibilitam maior trabalho de contadores

Por Isabella Holouka

15 de março de 2024, às 07h37

José Francisco Lembo afirmou que, para evitar erros, a declaração dos clientes envolve mais que um profissional - Foto: Marcelo Rocha_Liberal

O período de declaração de Imposto de Renda é o mais agitado do ano nos escritórios de contabilidade. Com a alta procura, os profissionais da área se dedicam em horas extras, contam com o apoio da tecnologia e investem no acompanhamento prévio dos clientes durante o ano.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“É cansativo, às vezes trabalhamos à noite, aos sábados e domingos. Até porque, durante o expediente, normalmente nos dedicamos a entrevistas dos clientes e conferência de informações”, revelou José Francisco Lembo, contabilista e proprietário do Escritório Contábil Central, que realizou uma média de 600 declarações no ano passado.

Ele explicou que, para evitar erros, a declaração dos clientes passa por algumas etapas envolvendo mais de um profissional, como rascunho, digitação e conferência. Se estiver tudo ok, a declaração é enviada à Receita, o recibo é impresso e organizado na pasta do cliente. Os colaboradores envolvidos, especialmente nos plantões de finais de semana, são bonificados.

A dedicação exclusiva ao IR é uma estratégia adotada no Escritório Líder Contábil. O contador Humberto Alves de Castro Junior contou dividir as demandas com o também contador Valdessir Javaroni Junior. Eles não trabalham aos finais de semana, mas admitem horas extras de segunda a sexta-feira.

Segundo Humberto, a possibilidade de entrevistar os clientes, reunir recibos e enviar declarações pelo WhatsApp torna o trabalho muito mais ágil. “Antes o cliente vinha até o escritório, era uma dificuldade e tomava muito tempo. Mas hoje, pelo WhatsApp, ele já manda o documento e devolvemos a declaração por mensagem mesmo. Ajuda bastante”, comentou.

Outro facilitador diante da alta demanda dos escritórios é o fato de que a Receita ampliou o prazo para envio da declaração, segundo Humberto. O prazo sempre foi de 60 dias, mas passou a 90 dias em 2021, por conta da pandemia, e neste ano serão quase 75 dias, entre 15 de março e 31 de maio.

Os escritórios de contabilidade também usam sistemas para administrar o fluxo de trabalho. Sócio no Escritório Contábil Universal, Ricardo Paiuta disse que a equipe possui quatro pilares para lidar com a alta demanda da época, entre elas o uso de tecnologia. “Temos uma ferramenta que auxilia na gestão dos documentos por CPF, analisa a evolução patrimonial, entre outras funções”, contou.

Além disso, Ricardo cita como pilares o acompanhamento dos clientes ao longo do ano, a orientação em relação ao preparo da documentação que servirá de base para a declaração e um time de especialistas treinados para atender as demandas específicas de cada contribuinte. 

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Contador evita possíveis erros

O contador Humberto Alves de Castro Junior ressalta a importância de consultoria especializada – Foto: Marcelo Rocha_Liberal

O programa e os aplicativos do IR disponibilizados pela Receita Federal têm navegação fácil e permitem o uso intuitivo do usuário. Algumas declarações são naturalmente mais simples de serem feitas, especialmente se o contribuinte não tiver bens a declarar e optar pela declaração pré-preenchida. 

Entretanto, os profissionais ouvidos pela reportagem ressaltam a importância da consultoria de um contador para evitar erros e, consequentemente, prejuízos.

“Muita gente resolve fazer por conta própria, mas são grandes as chances de errar e cair na malha fina. Então a dica é: se não souber fazer, não faça. Hoje em dia, a malha é super fina mesmo. Vemos muitas pessoas se aventurando e tendo muitos problemas, principalmente nas declarações mais complicadas”, afirmou contador Humberto Alves de Castro Junior.

Procurar o escritório escolhido o quanto antes é outra recomendação dos especialistas. “Na última hora, a pessoa pode precisar pagar um preço diferenciado, mais alto, ou até ter o serviço negado”, alertou Francisco.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade