28 de abril de 2024 Atualizado 08:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

DIA DO MEIO AMBIENTE

Na RPT, Americana é a única cidade bem avaliada em índice de limpeza urbana

Cidade recebeu nota considerada alta em estudo realizado por sindicato das empresas do setor

Por Rodrigo Alonso

04 de junho de 2023, às 09h33

Das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Americana é a única bem avaliada no Islu (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana), mensurado por meio de uma cooperação técnica entre o Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana) e a PwC (PricewaterhouseCoopers).

O município recebeu nota 0,746, considerada “alta” pelo estudo, baseado em dados de 2022. Os índices são classificados da seguinte forma: muito baixo, de 0 a 0,499; baixo, de 0,5 a 0,599; médio, de 0,6 a 0,699; alto, de 0,7 a 0,799; e muito alto, de 0,8 a 1.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na região, há três cidades com nota muito baixa: Hortolândia e Sumaré, ambos com 0,492; e Santa Bárbara d’Oeste, com 0,496. Nova Odessa, por sua vez, tem 0,571.

Prefeitura de Americana citou a varrição mecanizada como exemplo de ação realizada no município – Foto: Leon Botão / Prefeitura de Americana

O Islu analisa a aderência dos municípios à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e leva em consideração quatro parâmetros: engajamento do município (população atendida em relação à população total), sustentabilidade financeira (cobrança específica menos despesa com o serviço sobre o custo total do serviço no município), recuperação dos recursos coletados (material reciclável recuperado sobre o total coletado) e impacto ambiental (quantidade destinada incorretamente em relação à população atendida).

A nota de Santa Bárbara foi contestada pela prefeitura. Segundo o Executivo, na cidade, não existe cobrança da taxa de lixo para a prestação de serviços ao cidadão, o que fez o município ter nota 0 com relação à sustentabilidade financeira.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

“Há também uma clara divergência entre os dados colocados no estudo e o real volume retirado pelas coletas seletivas que atuam no município, que ultrapassam as 300 toneladas mensais de materiais coletados e reciclados”, acrescentou.

Por outro lado, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), comemorou o resultado. “Americana é uma cidade bem cuidada. Nossa gestão preza por uma zeladoria eficiente, de olho no bem-estar, na saúde e na qualidade de vida da população. Vamos continuar trabalhando e investindo cada vez mais”, disse.

Ações
Segundo a Prefeitura de Americana, diversas ações de limpeza e zeladoria são realizadas por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Unidade de Limpeza Pública da Sosu (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos).

A administração citou a coleta de materiais recicláveis realizada de segunda a sábado e feriados, em todos os bairros do município, bem como a existência de nove ecopontos para descarte de resíduos. Também apontou que o serviço de varrição das vias públicas ocorre em todas as ruas do município e conta, agora, com varrição mecanizada. Procuradas pelo LIBERAL, as demais prefeituras não se manifestaram.

Publicidade