15 de junho de 2021 Atualizado 16:06

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Frente fria traz chuvas e queda nas temperaturas

Região pode registrar a madrugada mais fria do ano na terça ou quarta-feira

Por Marina Zanaki

22 Maio 2021 às 08:46

Sistema de baixa pressão se aproxima do Estado de São Paulo - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal.JPG

Uma frente fria vinda da região Sul deve trazer um domingo chuvoso para a região de Campinas. Ao longo da semana que vem, as temperaturas devem cair, com risco da madrugada mais fria do ano. Os termômetros podem marcar 10 °C.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Kabke Bainy explicou que se formou nesta sexta um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, tecnicamente chamado de ciclone extratropical.

Por causa disso, o sábado deve registrar um aumento significativo da nebulosidade. Não está descartada a possibilidade de chuva ao longo do dia, mas a probabilidade maior é durante a noite ou madrugada.

Já o domingo deve ser marcado por céu encoberto e chuvas recorrentes ao longo de todo o dia. Segundo Bruno, os modelos numéricos indicam 15 milímetros de precipitação. O meteorologista avaliou que esse volume é importante, principalmente em maio, mês tipicamente mais seco.

“Maio tem uma precipitação típica em torno de 60 milímetros. Quase encerrando o mês e vamos estar aquém das chuvas. Mas com certeza é um volume importante, principalmente para agricultura, para a água conseguir chegar a níveis mais fundos do solo”, disse o especialista.

As temperaturas no sábado devem variar entre 16 °C e 27 °C. No domingo, a mínima será de 18 °C e a máxima de 21 °C, mas como o tempo deve ficar nublado, pode haver uma sensação de frio.

Frente fria vinda da região Sul deve trazer um domingo chuvoso para a região de Campinas – Foto: Ernesto Rodrigues – O Liberal.JPG

Mesmo com a chuva prevista para o final de semana, a Umidade Relativa do Ar não deve melhorar. Isso porque essa massa tem origem polar e se caracteriza por um ar seco. Esta semana, a umidade caiu abaixo dos 35% em Americana e Sumaré.

O LIBERAL no seu e-mail: se inscreva na nossa newsletter

O meteorologista explicou que a mudança no tempo e troca da massa de ar podem ajudar a melhorar a qualidade do ar pois contribuem para reduzir a poluição.

Ao contrário das outras frentes frias que passaram pelo Sudeste nas últimas semanas, e que ficaram mais diretamente no litoral, essa que se aproxima deve passar por todo o Estado de São Paulo.

Publicidade