27 de abril de 2024 Atualizado 00:38

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plano São Paulo

Fiscalização da fase vermelha promete maior efetivo na região

Fase vermelha do Plano São Paulo entrou em vigor na primeira hora deste sábado

Por Leonardo Oliveira

06 de março de 2021, às 09h03

As forças de segurança das cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) prometeram aumento no efetivo e uma “força-tarefa” para coibir aglomerações e desrespeito à fase vermelha do Plano São Paulo, que entrou em vigor na primeira hora deste sábado.

Em Sumaré, por exemplo, a ação envolverá equipes da Vigilância Sanitária, GCM (Guarda Civil Municipal), PM (Polícia Militar), além do Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que farão uma espécie de carreata nos bairros com carros de som para orientar a população sobre as regras em vigência.

Em entrevista ao LIBERAL, o inspetor Fernando Faria, da Gama (Guarda Municipal de Americana) , disse que a população tem ficado confusa com as diversas mudanças nas restrições, por isso há uma necessidade do trabalho ser, principalmente, de conscientização.

“Não é todo mundo que consegue acessar a internet. Tem senhores que tem bares, por exemplo, e você chega para conversar e vê que não estão de má fé, eles não entendem o que tá acontecendo, não entendem o Plano São Paulo”, contou.

A corporação vai dedicar uma viatura 24 horas por dia para rodar os bairros fazendo esse trabalho de fiscalização, além das demais equipes que já ficam disponíveis para o patrulhamento diário. A primeira abordagem é orientativa. Caso haja a reincidência, a Vigilância Sanitária é chamada para aplicar uma multa.

Hortolândia antecipou em dois dias a “força-tarefa”, começando os trabalhos ainda na última quinta-feira, diz o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú. Duas equipes durante o dia e quatro no período noturno são deslocadas diariamente só para a fiscalização.

Está nos eventos particulares, inclusive, a maior dificuldade de fiscalização. O inspetor da Gama revelou que as festas estão sendo organizadas via WhatsApp e não mais pelo Facebook, impedindo que as forças de segurança saibam o local e horário.

“As vezes vaza alguma informação, as vezes não. A gente até pede a colaboração da população, porque esses eventos preocupam muito a gente”, disse. Para realizar denúncias, os moradores da região podem ligar para os telefones 190 (Polícia Militar), 0800 771-3541 (Vigilância Sanitária) e 153 (Guarda Municipal).

As prefeituras de Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste foram as únicas que não responderam sobre as ações a serem realizadas no fim de semana.

Publicidade