24 de Maio de 2020 Atualizado 12:06

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Soidariedade

Estado faz campanha para envio de cartas aos abrigos de idosos

Campanha tem o objetivo de levar conforto psicológico aos idosos que estão isolados em abrigos

Por Da redação

10 Maio 2020 às 08:44 • Última atualização 10 Maio 2020 às 12:17

A campanha “Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho” foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, junto com o Conselho Estadual do Idoso e o Ministério Público de São Paulo, em pról dos idosos que estão nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

A ação tem como objetivo levar até eles uma carta com uma palavra amiga, um gesto de carinho e conforto psicológico, através dos e-mails dos abrigos, que estão disponíveis no site da secretaria.  

Campanha “Um gesto de carinho para ninguém fica sozinho” do Estado de São Paulo – Foto: Divulgação

“Desde o fechamento dos abrigos (em 17 de março), todas as visitas aos equipamentos foram suspensas visando à proteção dos nossos 18.657 idosos em acolhimento. Muitas dessas pessoas têm vínculo familiar parcialmente rompido ou interrompido, ou foram vítimas de violência”, explica Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.  

Moradores próximos às instituições ou interessados também podem doar um item para a prevenção dos idosos durante e pandemia do coronavírus, como máscaras de pano e álcool em gel (70%).

Confira para onde enviar cartinhas na RPT (Região do Polo Têxtil):

  • Benaiah, em Americana: através do e-mail contato@benaiah.org.br. Mais informações pelo telefone (19) 3461-8472;
  • Lar dos Velhinho São Vicente de Paulo, em Americana: através do e-mail lar-velhinhos@uol.com.br. Mais informações pelo telefone (19)3461-1449;
  • Asilo da Associação Barbarense das Damas de Caridade, em Santa Bárbara d’Oeste: através do e-mail asilosbo@hotmail.com. Mais informações pelo telefone (19)3463-3058;
  • Comunidade Geriatrica, em Nova Odessa: através do e-mail pcpereira@novaodessa.sp.gov.br. MAis informações pelo telefone (19)3466-6508;
  • Caluz Caminho de Luz, em Sumaré: através do e-mail contato@caluz.org.br. Mais informações pelo telefone (19)3828-6931;
  • Recanto do Idoso M. S. Salvino de Mendonça, em Hortolândia: através do e-mail contato@recantoidoso.com. Mais informações pelo telefone (19)3865-1170.

*Estagiária Natália Velosa, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Podcast: Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio do Além da Capa, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.