26 de abril de 2024 Atualizado 15:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Educação abre período para aluno manifestar interesse no ‘4° ano’ do ensino médio

Ano extra do ensino médio será realizado pensando nos alunos que foram prejudicados pelo ensino à distância

Por

05 de outubro de 2020, às 14h39 • Última atualização em 05 de outubro de 2020, às 18h05

Os estudantes do 3° ano do ensino médio da rede estadual poderão manifestar, a partir desta terça-feira (6), interesse em realizar o 4° ano do ensino médio. O ano extra foi pensado para ajudar os alunos prejudicados pelo ensino à distância em função da pandemia e a adesão será opcional.

A Secretaria do Estado da Educação vai receber as manifestações de interesse e a confirmação ocorrerá em dezembro, pelo aplicativo Minha Escola SP ou por meio do site da Secretaria Escolar Digital.

Secretário de Educação, Rossiele Soares alertou os pais que a pandemia tem trazido grandes prejuízos à aprendizagem, tanto na rede pública quanto privada.

“Não ache que a aprendizagem do seu filho está da mesma forma que seria se fosse presencial. Nada substitui a escola, o papel do professor e do aluno dentro da escola. Mas podemos e devemos trazer mais oportunidades para garantir o aprendizado dos jovens no próximo ano. O terceiro ano é um dos mais difíceis pois o estudante está saindo, portanto, vamos dar algumas opções”, explicou durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (5) no Palácio dos Bandeirantes.

A realização do 4° ano poderá ocorrer em dois modos.

O primeiro é quando a escola tiver espaço e uma quantidade de alunos que feche uma turma – nesse caso, haverá o atendimento específico para aqueles alunos.

Já nos locais onde não houver quórum suficiente para abertura de turma, esses estudantes vão trabalhar as disciplinas junto com o 3° ano do ensino médio.

Rossieli explicou que o estudante poderá optar pelas disciplinas que deseja cursar, com mínimo de três e máximo das 13 que são oferecidas na rede pública.

“O aluno poderá fazer um combo dentro da área do conhecimento, se quiser fazer só português, matemática e geografia, por exemplo. Porque é uma oferta a mais para o que ele deseja dentro de seu projeto de vida”, explicou o secretário.

Ele lembrou que mesmo os estudantes que desejarem realizar o 4° ano terão a conclusão do ensino médio em 2020. A rede estadual vai oferecer, a partir de janeiro, aulas de reforço para os estudantes que optarem por fazer o vestibular.

“O quarto ano é opcional, o aluno terá certificado das disciplinas cursadas. Ele conclui o ensino médio em 2020 e poderá continuar estudando. O objetivo é apoiar os estudantes, especialmente focados no ensino superior”, afirmou o secretário.

Matrículas
A Secretaria de Educação abriu o período para manifestação de interesse de matrículas na rede estadual para 2021.

O calendário divulgado nesta segunda-feira prevê que alunos que já estão matriculados da rede pública devem se manifestar entre 6 a 16 de outubro. Já quem está fora da rede pública terá de 6 a 30 de outubro para manifestar interesse.

A orientação da pasta é que as inscrições também sejam realizadas por meio do aplicativo Minha Escola SP ou por meio do site da Secretaria Escolar Digital.

Publicidade