26 de abril de 2024 Atualizado 22:32

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Irregularidades

Duas lojas da região são autuadas em Operação do Ipem-SP

As duas lojas, uma de Nova Odessa e outra de Sumaré, tiveram os produtos recolhidos e têm até dez dias para apresentarem suas respectivas defesas

Por Da Redação

16 de dezembro de 2019, às 22h35

Uma loja no Centro de Nova Odessa e outra no centro de Sumaré foram autuadas pelo Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) durante a Operação “Papai Noel”. Ambos os estabelecimentos tiveram os produtos irregulares recolhidos pelo instituto.

Foto: Divulgação/Ipem-SP
As equipes fiscalizaram 184 estabelecimentos e encontraram irregularidades em 30

O motivo da irregularidade em Nova Odessa foi a falta do selo do Inmetro. Quando questionado, o proprietário disse que nos produtos “havia o selo do Inmetro, mas ele caiu”. A reportagem não conseguiu contato com o responsável pelo estabelecimento em Sumaré.

As lojas e empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

A Operação Papai Noel aconteceu entre 9 e 13 de dezembro e fiscalizou brinquedos, bicicletas infantis e luminárias do tipo mangueira e pisca-pisca, tanto em lojas da capital quanto do interior do Estado. Nos 184 estabelecimentos visitados, em 30 foram encontradas alguma irregularidade.

Os principais problemas foram a falta do selo do Inmetro em brinquedos, pisca-pisca sem a tomada e sem o selo, uso indevido da marca do Inmetro, ausência da expressão “atenção: usar totalmente desenrolada” – no caso da luminária tipo mangueira natalina – e ausência do endereço do fabricante ou importador.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade