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ASFALTO NOVO

CCR AutoBAn vai recapear toda a extensão das rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera

Trechos que passam por Americana e região estão inclusos em obras, que devem duras dois anos

Por Gabriel Pitor

16 de abril de 2024, às 07h52

As rodovias dos Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330) serão completamente recapeadas a partir de 1º de maio, segundo a CCR AutoBAn, concessionária responsável pelas vias. A expectativa é de que o serviço seja concluído em até dois anos.

Trechos que passam pela RPT também receberão as melhorias – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Os trechos que passam pela RPT (Região do Polo Têxtil) também receberão a melhoria e por isso poderão apresentar alguma lentidão, principalmente nos horários de pico.

Nos traçados atuais, a Bandeirantes passa por Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia. Por sua vez, a Anhanguera chega a Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.

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Além dessas vias, vão passar por recapeamento a Rodovia Adalberto Panzan (SPI-102), em Campinas, e um trecho de 2 km da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300), em Jundiaí. O investimento total será de R$ 1 bilhão e serão gerados 520 empregos, entre diretos e indiretos.

Ainda não está definido o cronograma de obras por região, mas a concessionária divulgou que, ao todo, 13 equipes trabalharão simultaneamente nas estradas.

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Madrugada

Nos locais de maior volume de tráfego, principalmente entre São Paulo e Campinas, os trabalhos serão realizados predominantemente durante a madrugada, das 22h às 5h.

Não estão descartadas operações no período diurno. O andamento do serviço será informado tanto nos painéis das rodovias quanto nas redes da CCR AutoBAn.

“É muito importante que o motorista fique atento à sinalização de obras, respeite o limite de velocidade, principalmente nos trechos em intervenção”, atentou Keller Rodrigues, gerente de Operações da concessionária.

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Aproximadamente 2,1 mil quilômetros de faixas receberão um novo tipo de pavimento feito de asfalto-borracha, que possui pó de pneu moído em sua composição – serão 1,3 milhão de pneus inservíveis aplicados – e tem se tornado comum em países europeus.

Esse modelo diminui o nível de ruído e aumenta a aderência dos pneus, além de ter maior durabilidade e resistência, podendo chegar a 14 anos de vida útil, segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

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