Baep terá 260 policiais e atuação concentrada em cidades da RPT

Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar, que será inaugurado em Piracicaba no próximo mês, prevê equipes em Americana, Hortolândia e Sumaré


Americana, Sumaré e Hortolândia estarão entre as cidades prioritárias para atuação do 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar), que será inaugurado em Piracicaba no dia 19 de dezembro. A avaliação da corporação é de que os três municípios estão entre aqueles com maiores índices criminais e necessitam de maiores recursos no policiamento ostensivo.

Foto: 10° Baep/Divulgação
10° Baep será inaugurado em Piracicaba no dia 19 de dezembro 

Ao todo, a estrutura do 10° Baep envolve 260 policiais militares, 30 viaturas de grande porte e armamento de grosso calibre para atender aos 52 municípios que estão na área do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior de Área Região Nove). As cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) fazem parte deste grupo.

“O batalhão deve ter sua ação concentrada em regiões com maiores índices criminais como a região de Piracicaba, Limeira, Americana, Hortolândia e Sumaré”, afirmou o departamento de Comunicação Social do 10° Baep. A corporação também disse que é provável que uma equipe do batalhão especial trabalhe diariamente no patrulhamento dessas cidades.

O órgão atuará como apoio aos seis batalhões da região em ocorrências que envolvam homicídios, latrocínios, roubos de veículos, roubo e furto a bancos, tráfico de drogas, captura de procurados e combate ao crime organizado. Além disso, também pode ser acionado em ações antiterrorismo, movimentações de presos e controle de rebeliões em prisões.

No momento, os policiais estão passando por treinamento para utilização de armas “potentes”. A partir desta segunda-feira farão um estágio de nivelamento técnico com a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e os batalhões de choque da capital paulista.

Apesar de ainda estar em fase de aperfeiçoamento para a inauguração, o 10° BAEP já realiza ações pontuais na região. No fim do mês passado apreendeu uma carga de 58 tijolos de cocaína em uma rodovia de Iracemápolis. “Em que pese o treinamento em tempo integral, as denúncias que chegam ao conhecimento do Baep são apuradas”, acrescenta a corporação.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora