26 de abril de 2024 Atualizado 22:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Flexibilização consciente

Americana e região permanecem na fase laranja do Plano São Paulo

Secretário de Desenvolvimento Econômico alerta para possibilidade de regressão em sete dias, com avaliação dos índices da pandemia na região

Por

10 de junho de 2020, às 12h41 • Última atualização em 10 de junho de 2020, às 18h03

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (10) que a região de Campinas, da qual Americana faz parte, permanecerá na fase 2 (laranja) do “Plano São Paulo”. Já a quarentena foi prorrogada até o dia 28 de junho em todo o Estado.

“O Plano São Paulo é um GPS que nos guia, orientado pela medicina, com a contribuição do setor econômico, para sairmos da crise com previsibilidade, segurança e o maior número possível de vidas salvas”, disse Doria.

Nova regionalização entra em vigor na segunda-feira; três regiões regrediram de fase – Foto: Captura de tela

Entretanto, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, as regiões de Campinas e Sorocaba apresentam “tendência de evolução da pandemia” em virtude do aumento de casos da doença.

“Estamos fortalecendo a capacidade hospital, mas é fundamental dizer que esse é um momento de controle. Em sete dias podemos regredir [de fase] se for necessário”, alertou Vinholi.

Dentro do “Plano São Paulo”, Americana e as demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) fazem parte da região do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas.

A reabertura gradual na etapa “laranja” prevê a liberação, mas com restrições, do funcionamento de escritórios, comércio, shoppings (ou galerias), concessionárias e imobiliária. Esses segmentos estão funcionando em Americana e região desde o dia 1º.

A informação sobre a permanência da região na fase laranja já havia sido adiantada pelo prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette (PSB), na manhã desta quarta, por meio de uma live em sua página pessoal no Facebook.

Jonas é o representante da região no Conselho Municipalista criado para discutir a reabertura nas diversas regiões do Estado em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Hoje, em comum acordo com o Comitê Estadual da Covid-19, nós decidimos permanecer na cor laranja por uma questão de responsabilidade com a vida. Então vai depender de você, de cada um de nós, para que possamos entender que o momento exige novas atitudes e comportamentos responsáveis de todos nós”, afirmou Jonas.

Reclassificação

A retomada econômica é realizada de acordo com a classificação das regiões, que foi definida pelo governo paulista com base na disponibilidade de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o novo coronavírus (Covid-19) e na evolução dos casos durante a pandemia.

Nesta primeira reavaliação, as regiões que saíram da fase 1 – que permitia apenas o funcionamento dos serviços essenciais – para a fase 2 foram a Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo.

As regiões que regrediram da fase 3 (amarela) para a 1 foram Barretos e Presidente Prudente; Araraquara e Bauru foram para a 2. Já Ribeirão Preto, que estava na 2, voltou para a 1.

Nenhuma alcançou os indicadores necessários para a fase 3 da retomada, que prevê o funcionamento de restaurantes, bares e similares, além de salões de beleza.

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da Basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.

Publicidade