25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Prefeitura de Nova Odessa realiza mutirão na delegacia do município

Prédio está em estado precário e prefeitura prevê realizar reparos 'mais urgentes'

Por Heitor Carvalho

27 de janeiro de 2021, às 15h50 • Última atualização em 27 de janeiro de 2021, às 15h53

A Delegacia de Nova Odessa recebeu um mutirão de limpeza e zeladoria promovido pela Prefeitura de Nova Odessa, nesta terça-feira (26). Além deste mutirão, engenheiro e técnicos da prefeitura também vistoriaram a estrutura física do prédio.

A iniciativa tem como objetivo realizar as melhorias “mais urgentes” para garantir uma estrutura minimamente adequada para o delegado, os investigadores, os escrivães e os cidadãos que frequentam o local.

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), esteve no local nesta terça com o chefe de Gabinete e de Segurança do Município, Coronel Carlos Fanti, e pela secretária de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, a arquiteta e urbanista Miriam Cecília Lara Neto.

O próprio prefeito havia visitado pela segunda vez o prédio na segunda-feira (25), atendendo a um pedido feito no último dia 12 de janeiro em reunião com a delegada seccional de Americana, Martha Rocha de Castro, e os delegados José Luiz Joveli e Claudiney Albino Xavier.

Durante o mutirão de terça-feira, o mato já foi todo roçado e o lixo no entorno do prédio, retirado. Com ajuda de um caminhão-pipa, o piso externo foi lavado.

Para o delegado assistente da Delegacia Seccional de Americana, José Luiz Joveli, a iniciativa da administração municipal de Nova Odessa é muito bem-vinda.

“Eu acho muito positivo e importante (o mutirão), porque acaba atendendo o interesse público. O cidadão se sente mais confortável em ir em uma delegacia pintada, asseada, higiênica e que atenda bem. É uma somatória de fatores para dar um bom atendimento para a comunidade”, afirmou.

Estado precário
O prédio, que fica na Avenida Carlos Botelho e está em estado sofrível, é alvo de reclamações há anos.

Durante a vistoria desta terça, coordenada pela secretária Miriam Cecília Lara Neto, foram encontrados diversos pontos de umidade e goteiras no edifício.

“Conversei na segunda com o delegado Dr. João Jorge Ferreira da Silva. O principal ponto levantado durante o encontro foi em relação a estrutura precária do prédio da delegacia, que há cerca de 20 anos não recebe melhorias. Coloquei a prefeitura à disposição e vamos colaborar naquilo que for possível”, comentou o prefeito.

Em fevereiro de 2019, um amplo projeto de reforma do local chegou a ser apresentado pela delegada seccional de Americana, Martha Rocha, à Prefeitura de Nova Odessa.

A proposta, no entanto, ainda não saiu do papel. Segundo a prefeitura informou na época, a ideia era que a obra ocorresse através de uma parceria entre o município e o governo estadual.

Após o projeto ser concluído, o novo prédio da delegacia deve contar com 22 cômodos, que servirão como celas, salas de atendimento, banheiros e alojamento.

Com o mutirão de limpeza realizado e a vistoria finalizada, o objetivo da pasta é iniciar os trabalhos de manutenção no prédio dentro dos próximos alguns dias, com materiais e mão de obra da própria municipalidade.

Com o mutirão de limpeza e a vistoria finalizados, o objetivo da pasta é iniciar os trabalhos de manutenção no prédio dentro dos próximos dias, com materiais e mão de obra da prefeitura.

“Faremos uma vistoria completa no telhado e nas calhas e verificaremos os sistemas elétrico e hidráulico. Com todos esses ajustes realizados, a meta é entrar com reparos no piso e paredes e finalizar com uma nova pintura. Na parte externa, também verificaremos o piso e retiraremos alguns bancos de concreto que se encontram parcialmente quebrados”, destacou Miriam.

Estagiários
A prefeitura também estuda a cessão de estagiários de cursos superiores, provavelmente a partir de um novo contrato com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que possam auxiliar nos trabalhos internos da Delegacia, liberando os servidores estaduais para suas funções de polícia judiciária.

Publicidade