10 de maio de 2024 Atualizado 18:03

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Repercussão

Políticos da região lamentam morte de Marco Russo

Em nota, políticos da região lamentaram o crime e destacaram a trajetória política do secretário e ex-presidente do PT em Americana

Por Talita Bristotti

06 de dezembro de 2021, às 10h01 • Última atualização em 06 de janeiro de 2022, às 09h07

Ex-presidente do PT em Americana e secretário de Governo da Prefeitura de Nova Odessa, Marco Antônio Barion, mais conhecido como Russo, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (6).

Em nota, políticos da região lamentaram o crime e destacaram a trajetória política do secretário.

Marco Russo era cientista social formado pela Unesp de Araraquara. Foi assessor parlamentar do ex-deputado Antonio Mentor (PT), secretário parlamentar do ex-deputado José Mentor (PT), coordenador de Governo da Prefeitura de Iracemápolis e secretário de Administração da Prefeitura de Artur Nogueira.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Sua última atuação foi como assessor do vereador Professor Antonio (PSD), em Nova Odessa, até outubro do ano passado, quando deixou a assessoria para assumir a coordenação da equipe de transição do prefeito Leitinho.

O prefeito Claudio José Schooder, o Leitinho (PSD), está no local acompanhando o trabalho das autoridades policiais. Abalado e em estado de choque, o prefeito preferiu ainda não falar com a imprensa. O prefeito, no entanto, publicou uma homenagem a Russo nas redes sociais.

Pessoal, é com muita dor no coração que recebi a notícia da morte do meu amigo, do meu irmão Marco Barion, o Russo, meu…

Posted by Cláudio José Schooder – Leitinho on Monday, December 6, 2021

Em função do assassinato de Russo, a Câmara de Nova Odessa adiou a sessão parlamentar que iria ocorrer nesta segunda. Em nota, a Casa de Leis informou que a sessão será realizada na próxima quarta-feira, a partir das 14h.

O presidente da câmara, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB), manifestou pesar pelo falecimento.

“Um crime que choca toda a cidade e causa grande comoção. Nova Odessa é uma cidade pacata e jamais imaginamos que algo assim pudesse acontecer aqui. Estamos realmente sem palavras. Neste momento, prestamos nossos votos de pesar e nossa solidariedade à família e aos amigos do Russo”, disse o presidente, em nome dos demais vereadores.

“Nosso mandato está consternado com a notícia do assassinado do companheiro Marco Russo, importante liderança do Partido dos Trabalhadores em Americana e região. Deixamos aqui nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda militância do PT que hoje perde um grande companheiro. Esperamos que as forças de segurança pública possam identificar e punir os responsáveis por esse crime bárbaro”, disse, em nota, a vereadora de Americana Professora Juliana (PT).

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) também lamentou o ocorrido. “Cientista social e com grande experiência em cargos públicos, muito contribuiu para o desenvolvimento do município nos últimos meses. Expresso nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos! Que Deus esteja com todos nesse difícil momento dos corações em luto”, disse.

Presidente da Câmara de Sumaré, o vereador Willian Souza (PT) se disse perplexo com a notícia do assassinato. “Um crime covarde. Militante histórico e aguerrido. Deixa um legado de lutas e organização partidária.
Esperamos celeridade nas investigações. Que Deus conforte imensamente o coração dos familiares e amigos”, disse o parlamentar.

Vice-presidente estadual do PDT, Maria Giovana Fortunato disse estar muito triste com a notícia da morte do Russo. “Que a polícia possa dar a explicação devida o quanto antes sobre essa violência brutal! Minha solidariedade aos familiares e entes queridos, que Deus possa confortar o coração de cada um”, afirmou.

“Foram anos dedicados ao serviço público em diversas cidades da região, sempre atuando com muita dedicação. Que Deus conforte o coração de toda família neste momento de enorme tristeza. Recebam os nossos mais sinceros sentimentos”, trouxe nota da Prefeitura de Sumaré.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos na Alesp, o deputado estadual Emidio de Souza (PT) disse estar perplexo com o assassinato de Russo.

“Como presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alesp, solicito uma rigorosa investigação da Polícia Civil para localizar os autores desse crime. Minha solidariedade à família e aos amigos neste momento de dor”, escreveu no Twitter.

No final da tarde, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), também se manifestou.

“Lamento a morte prematura do amigo Marco Russo, figura importante no Partido dos Trabalhadores e na região. Russo sempre foi um político hábil e um homem com grandes conhecimentos. Que os órgãos de segurança consigam elucidar todas as informações sobre o ocorrido e que Deus, em sua infinita bondade, conforte os corações dos familiares e amigos”, afirmou o prefeito.

Fechamento do Paço Municipal

Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa lamentou profundamente o assassinato do secretário e disse que aguardava mais informações das Forças de Segurança.

Morte de secretário fechou a prefeitura – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“Em função desta tragédia, o expediente no Paço Municipal (Avenida João Pessoa, 777) está suspenso nesta segunda-feira, 06 de dezembro. A Programação do Natal Celebre a Esperança 2021 marcada para esta noite na Praça Central também está adiada”, informou a administração.

Publicidade