Nova Odessa retoma vacinação pentavalente e DTP nesta quinta

Cidade recebeu doses das vacinas de pentavalente e DTP, que estavam em falta, mas a quantidade recebida do Ministério da Saúde ainda é insuficiente


As unidades básicas de saúde de Nova Odessa retomam na manhã desta quinta-feira (16) a imunização de crianças com a vacina pentavalente e a DPT. A cidade estava sem nenhuma dose desses dois imunizantes por conta de problemas no fornecimento, que é feito pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde recebeu 480 doses de pentavalente e 220 doses de DTP. O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, indicou que a quantidade está abaixo do necessário.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa/Divulgação
Vacinação será retomada nesta quinta-feira

“Infelizmente, a quantidade que recebemos não é suficiente nem para o mês de janeiro, considerando as crianças que estão na faixa etária para receber a vacina e as crianças que já deveriam ter sido imunizadas e aguardam a disponibilidade”, declarou.

Em nota divulgada na semana passada, o Ministério da Saúde informou que trabalha para regularizar a distribuição da vacina pentavalente em todo país até março. Questionado pelo LIBERAL esta semana sobre a vacina DPT, a Pasta não respondeu.

A vacina pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a influenza tipo B, responsável por meningite e infecções no nariz e na garganta. Ela deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Segundo a Secretaria de Saúde de Nova Odessa, o município não recebia lotes da pentavalente desde outubro do ano passado.

A DTP, conhecida como tríplice bacteriana, protege contra difteria, tétano e coqueluche. Ela atua como um reforço contra essas doenças (que também são imunizadas por meio da pentavalente). O Ministério da Saúde prevê doses aos 15 meses e quatro anos.

“As vacinadoras vão ligar para os responsáveis por crianças que aguardam as vacinas. Recomendo às mães e aos pais que procurem o posto mais próximo da sua casa a partir das 7h desta quinta-feira”, orientou Cocato.

ONDE VACINAR

As vacinas pentavalente e DTP já estão disponíveis na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Centro, que também atende moradores do São Jorge, do São Francisco e da região do Pós-Anhanguera; além da unidade do Jardim Marajoara e nas duas do Jardim Alvorada – a unidade antiga atende pacientes da UBS 3 (Jardim São Manoel), que está em reforma.

Os postos de saúde em qeustão funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora