26 de abril de 2024 Atualizado 10:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Nova Odessa confirma quarta morte pelo novo coronavírus

Paciente era um homem de 60 anos e morava no Jardim Planalto, que é o oitavo caso da doença em uma mesma família

Por Marina Zanaki

08 de junho de 2020, às 17h56 • Última atualização em 08 de junho de 2020, às 20h42

A Prefeitura de Nova Odessa confirmou a quarta morte provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O paciente era um homem de 60 anos e morava no Jardim Planalto. Ele é o oitavo caso confirmado da doença em uma mesma família.

Ele estava internado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Campinas e morreu no dia 25 de maio, mas a confirmação do coronavírus como causa da morte foi recebida pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (8). Segundo a prefeitura, ele sofria de outras comorbidades.

Também se contaminaram com Covid a esposa desse paciente, de 64 anos; o filho, 23; o neto, 2; além de outros quatro familiares – três mulheres de 52, 56 e 59 anos; e um homem de 52 anos.

No sábado (6), a prefeitura informou sobre a terceira morte provocada pela doença.

O paciente era um homem de 69 anos, que estava internado desde o dia 12 de maio na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Campinas. Ele morreu no dia 5 de junho.

Em live no Facebook, o secretário de Saúde Vanderlei Cocato afirmou que os números da cidade são alarmantes.

“Em menos de 90 dias estamos infelizmente anunciando o quarto óbito por coronavírus em Nova Odessa, é um número alto se você pegar as outras cidades da Região Metropolitana de Campinas”, alertou.

“Está chegando mais um feriado prolongado e o que a gente pede, suplica, é que evite encontros familiares, churrascos, festas, viagens. Há muitas pessoas indo visitar familiares, ou indo pra outras cidades. O momento é de distanciamento e isolamento social. Aproveite que vai ter o feriado para ficar em casa”, pediu o secretário.

A cidade confirmou, além da morte por coronavírus, mais quatro casos positivos. Com isso, Nova Odessa tem 51 pessoas que testaram positivo para a doença, das quais 18 estão curadas.

Nova Odessa aguarda ainda o resultado do exame de uma mulher de 42 anos, que morreu no dia 20 de maio. Ela sofria de comorbidades e morava no bairro Guarapari.

POSITIVO
O chefe de gabinete da prefeitura, André Faganello, testou positivo para o coronavírus nesta segunda-feira. Segundo a Secretaria de Saúde, ele está assintomático e cumprindo quarentena.

Os funcionários da prefeitura que tiveram contato com o chefe de gabinete estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica da cidade.

INTERNADOS
Um casal de moradores de Nova Odessa está internado em um hospital de Campinas com suspeita de coronavírus. Os dois estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O casal foi visitado pelo filho, que mora no litoral e morreu após ser diagnosticado com coronavírus.

Vanderlei Cocato desmentiu notícias falsas que circularam por redes sociais em relação a esse casal.

Segundo o secretário, circularam fake news indicando que esse casal havia morrido, mas a informação não procede.

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da quarentena, em março, as missas realizadas na Basílica não contam com a presença de fieis mas o contato é mantido por transmissões pelo Facebook. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.

Publicidade