20 de janeiro de 2021 Atualizado 09:23

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Nova Odessa confirma mais seis mortes por coronavírus

Prefeitura não deu detalhes das vítimas, mas informou que todas morreram antes de dezembro e são notificações “tardias”

Por Marina Zanaki

11 jan 2021 às 19:53

Nova Odessa confirmou mais seis mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira e contabiliza 66 vítimas da pandemia.

Segundo a prefeitura, o alto número de óbitos em um único boletim está relacionado a notificações “tardias”, levando em consideração novos dados do Sistema de Informação de Mortalidade do SUS (Sistema Único de Saúde).

O município não informou as datas dos óbitos e nem os dados dos pacientes, mas declarou que o mais recente ocorreu em 2 de dezembro.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, por terem ocorrido em outras cidades e estados, era necessário que as Vigilâncias Epidemiológicas destes municípios alimentassem o Sistema de Informação de Mortalidade do SUS sobre estes óbitos, daí a demora nas notificações à cidade de origem dos pacientes – no caso, Nova Odessa.

“Os casos que apareceram agora no sistema ocorreram há um certo tempo. Temos casos de julho, setembro, outubro, novembro, sendo o último datado do dia 02 de dezembro de 2020. No entanto, somente a partir do momento que o sistema foi alimentado com estas informações de outras localidades, e que nossa Vigilância Epidemiológica foi notificada”, explicou Paula.

Além das mortes, foram confirmados 80 novos casos positivos. Segundo a prefeitura, muitos deles se referem a notificações antigas que só foram disponibilizadas agora ao município.

Nova Odessa tem 1.873 casos confirmados, sendo 1.567 curados, 565 em casa e 20 internados em leitos de UTI na região, além dos que morreram.

Há ainda 10 moradores internados na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, entre positivos e suspeitos.

Publicidade