19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Câmera flagra descarte de animais mortos em Nova Odessa

Autor do crime foi flagrado e identificado pela Guarda Civil Municipal da cidade, podendo responder por crime ambiental

Por Da redação

02 de abril de 2020, às 14h53 • Última atualização em 02 de abril de 2020, às 16h24

Câmeras de videomonitoramento da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa flagraram um homem descartando animais mortos na manhã desta quinta-feira (2) numa área verde que fica nas margens da Avenida São Gonçalo, na região do Jardim Alvorada. Os patrulheiros receberam uma denúncia anônima sobre o descarte irregular e conseguiu identificar o autor graças ao sistema de vídeo.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Ele descartou três galinhas e dois cães mortos na área verde e a GCM o identificou por meio das placas do carro. O autor do descarte deverá responder por crime ambiental.

Foto: Reprodução
Descarte de animais mortos foi flagrado pelo sistema de videomonitoramento de Nova Odessa

Uma das câmeras flagrou o momento em que um homem de camiseta vermelha desceu de um veículo modelo Gol, tirou dois sacos plásticos do porta-malas e os arremessou em direção à vegetação.

Segundo a prefeitura, os patrulheiros acionaram o Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, que esteve no local e recolheu os animais. Parecer preliminar de agentes de zoonoses aponta que os cães apresentavam sinais de violência. “Os animais foram recolhidos e armazenados em um freezer. Vamos aguardar a investigação da Polícia Civil para, posteriormente, dar a destinação correta para eles”, explicou a coordenadora do Setor de Zoonoses, a veterinária Paula Faciulli, em nota divulgada para a imprensa.

Por conta de medidas de segurança adotadas para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a ocorrência não foi apresentada presencialmente à Polícia Civil. O relatório e imagens (fotos e vídeos) da ocorrência foram encaminhados por e-mail ao delegado responsável pelas investigações na cidade.

Crime

O descarte de resíduos em áreas públicas e privadas infringe a lei municipal 2.883/2014, que prevê multa de R$ 500 na primeira infração e R$ 5 mil em caso de reincidência. Além disso, praticar abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres e domésticos é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998). A pena é de três meses a um ano de detenção, aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

Localizada numa área afastada do perímetro urbano, a Avenida São Gonçalo é um ponto crônico de descarte de lixo. Nos últimos dois finais de semana, seis motoristas foram flagrados depositando resíduos de vários tipos no local, como restos de construção, galhos de árvore e móveis velhos. Para coibir a prática, a Prefeitura de Nova Odessa tem fechado o cerco aos infratores com fiscalização constante por parte da Secretaria de Meio Ambiente e vigilância permanente da Guarda Municipal, com patrulhamento e videomonitoramento.

Publicidade