18 de maio de 2022 Atualizado 14:18

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Após internet ruim e fila em UBSs, Nova Odessa vacinará adolescentes em ginásio

Até então, adolescentes estavam sendo vacinados nas UBSs, que seguem imunizando grávidas e puérperas

Por Pedro Heiderich

30 Agosto 2021, às 18h58 • Última atualização 30 Agosto 2021, às 19h05

Com internet ruim e fila nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os adolescentes de Nova Odessa serão vacinados contra o novo coronavírus (Covid-19) no Ginásio de Esportes do Jardim Santa Rosa, a partir de terça-feira (31).

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), pela prefeitura. Até então, os adolescentes eram imunizados nas UBSs e os adultos no ginásio. A Secretaria de Saúde informou que a internet lenta causou filas nas salas de vacinação dos postos.

Prefeitura estava vacinando adolescentes em postos de saúde e adultos no ginásio – Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A equipe que atende no ginásio vai ser “reforçada” a partir desta terça, para atender também aos adolescentes.

“Hoje, ficamos sem internet na Atenção Básica na maior parte do dia. Não podemos correr o risco de isso falhar novamente. A falta de pré-cadastro dos adolescentes foi muito prejudicial ao atendimento nas UBSs”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

O município começou nesta segunda-feira (30) a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, antecipando o calendário estadual em uma semana. Nova Odessa é a primeira cidade da RPT (Região do Polo Têxtil) a aplicar doses nesta faixa etária.

Tanto para adultos quanto para adolescentes, volta a valer na cidade o cronograma de atendimento pelo mês de nascimento.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Assim, nesta terça, serão atendidos, para primeira dose, os nascidos em abril, maio e junho. Na quarta, será a vez dos nascidos em julho e agosto – e assim por diante.

As doses para os adolescentes serão limitadas a 175 unidades por dia, conforme o lote recebido. Grávidas e puérperas são atendidas nas UBSs.

A equipe reforçou ainda o pedido para que todos façam o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo estadual, para agilizar o atendimento. Não é necessário agendamento para ser imunizado em Nova Odessa.

A vacinação no Ginásio do Santa Rosa nesta terça (31) ocorre das 8h às 11h45 e das 13h às 15h. É necessário apresentar CPF, documento de identidade com foto e comprovante de endereço recente em Nova Odessa.

Vacinação noturna
Pela primeira vez, Nova Odessa aplica vacinas à noite, em adultos, nesta quarta-feira (1°). O atendimento extra vai das 16h às 20h, independente do mês de nascimento.

“Será mais uma oportunidade para as pessoas que ainda não tomaram a primeira dose e trabalham fora de segunda a sábado. E teremos também as segundas doses”, completou Paula Mestriner, da Vigilância Epidemiológica.

Filosofias do cotidiano no blog da Alessandra Olivato.

Publicidade