06 de junho de 2020 Atualizado 18:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Três secretários deixam prefeitura para concorrer à Câmara de Nova Odessa

Prazo para desincompatibilização é de seis meses antes do pleito para secretários municipais

Por André Rossi

04 abr 2020 às 08:31 • Última atualização 04 abr 2020 às 12:31

Três secretários da Prefeitura de Nova Odessa deixaram os cargos para concorrer ao cargo de vereador nas eleições de outubro. O anúncio foi feito pela própria prefeitura nesta sexta-feira (3) e seria oficializado com a publicação das exonerações no Diário Oficial do Município neste sábado (4).

Deixaram a administração o secretário de Governo, Wagner Moraes (PSDB), o secretário de Esportes, Levi Tosta (DEM) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Mário Morais (PSDB).

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Wagner Moraes, o prefeito Bill, José Mario e Levi no anúncio desta sexta-feira

A desincompatibilização obedece a legislação eleitoral. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que secretários municipais que querem concorrer ao cargo parlamentar devem deixar a função até seis meses antes do pleito, que está marcado para o dia 4 de outubro.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Apesar de animado pelo novo desafio, Wagner Moraes, que é uma das apostas do PSDB, diz que não há clima para fazer política no momento por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Porém, como não houve mudança nos prazos de desincompatibilização, ele teve de deixar o cargo.

“No cenário da pandemia é difícil falar de política. Estamos muito mais preocupados com a vida do ser humano, com todos os agravos da Saúde. Eu defendo até o cancelamento das eleições para pegar esse fundo partidário e converter isso em saúde, em atendimento a população, em ajuda aos trabalhadores”, disse Wagner.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Reposição

O prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB) já anunciou os substitutos. Para a secretaria de Governo, será nomeado o advogado Eduardo Gazzetta. Já a secretaria de Desenvolvimento Econômico será comandada por Regina Pocay, atual adjunta da mesma pasta. Por fim, Josias Queiroz, atual secretário-adjunto de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, será o titular da secretaria a partir de agora.

Questionadas, as prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste informaram que não receberam pedidos de exoneração por parte de seus secretários.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Ao redor do mundo, diversos segmentos têm sido impactados pelos reflexos da pandemia do novo coronavírus. Entre eles, o mercado imobiliário, principalmente pela relação entre locatários e inquilinos, além da própria compra e venda de imóveis. Os direitos de quem está envolvido nesse campo pautam a edição deste sábado do Além da Capa.

{{1}}