27 de abril de 2024 Atualizado 07:59

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Mutirão contra dengue encontra 787 imóveis fechados em Americana e Santa Bárbara

A iniciativa atingiu mais de 2 mil residências, mas em 38% delas não havia ninguém

Por Ana Carolina Leal

19 de março de 2024, às 07h57 • Última atualização em 19 de março de 2024, às 12h33

Setor de Zoonoses recolhe materiais em Nova Odessa - Foto: Prefeitura de Nova Odessa_Divulgação

Agentes de combate à dengue visitaram, no último sábado (16), 2.046 imóveis em Americana e Santa Bárbara d’Oeste durante o primeiro mutirão metropolitano contra a doença. No entanto, 38% deles, o que corresponde a 787, estavam fechados.

Nova Odessa, que também aderiu à iniciativa – ao todo são 20 municípios -, diz que teve boa receptividade da população nos cerca de 600 imóveis que visitou.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em Americana, foram visitados 1.490 imóveis no Parque Gramado. Em 1.005 imóveis havia moradores, sendo que em dois houve recusa para a inspeção. E outros 485 estavam fechados.

Os agentes retiraram criadouros do mosquuito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, com inspeção nos imóveis, e panfletagem na região central. No trabalho de remoção de criadouros, a equipe recolheu em torno de 350 quilos de materiais e, na ação de panfletagem, foram visitados 85 estabelecimentos comerciais, sendo que pelo menos 500 pessoas, entre lojistas e consumidores, foram orientadas sobre os cuidados para se evitar a dengue.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Na cidade de Santa Bárbara, foram visitados 556 imóveis na Vila Grego, Siqueira Campos e Colina Santa Bárbara. Do total, 65 moradores não permitiram a entrada dos agentes para inspeção e 302 estavam fechados.

A ação contou com visitas casa a casa para orientações e controle de criadouros e serviço de nebulização em imóveis. Durante a iniciativa, foram identificados e eliminados 88 recipientes com água, sendo três com larvas.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Em Nova Odessa, a equipe do Setor de Zoonoses da Saúde Municipal visitou cerca de 600 imóveis do Jardim Santa Rita 1. Foram recolhidos 72 sacos de lixo de 50 litros de materiais em geral, que continham ou poderiam reter água parada e, assim, servir de criadouros para as larvas do mosquito Aedes aegypti.

Com 590 casos da doença até esta segunda-feira (18), Nova Odessa decretou na última sexta-feira (15), estado de emergência, o que deve agilizar algumas ações e envio de verbas por parte do governo estadual para combate da dengue.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), Sumaré aparece como a segunda cidade com maior número de casos da doença. São 530 ocorrências. Na sequência está Santa Bárbara com 455, Americana com 220 e Hortolândia com 200.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade