12 de junho de 2024 Atualizado 19:50

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

POR DENTRO DA NOTÍCIA

Leitores conhecem o LIBERAL na primeira edição do ‘Café com Assinantes’

Grupo de assinantes visitou sede do Grupo Liberal para entender como funciona processo de produção do noticiário

Por Gabriel Pitor

03 de março de 2024, às 08h58 • Última atualização em 04 de março de 2024, às 10h38

Leitores debateram o jornal junto do editor-executivo João Colosalle - Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Diariamente, diversos assinantes e leitores vão à sede do Grupo Liberal, na Vila Santa Catarina, em Americana, em busca de algum serviço ou para resolver alguma pendência: pagamento de assinatura, recebimento de jornais, sugestão de pautas, entre outros.

Um caso comum, por exemplo, é a compra de anúncios tanto no jornal impresso quanto nas mídias digitais. Essas pessoas são prontamente atendidas e quando o procedimento é terminado, o anúncio sai do balcão e passa pelas mãos de diversos profissionais da empresa até ser publicado.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Já o comprador vai embora, depositando no veículo a confiança de que aquele conteúdo será colocado no espaço negociado. Por segurança, a relação tem uma “parede”: o balcão da recepção.

Na última quarta-feira, 28, o Grupo Liberal derrubou essa barreira e convidou oito pessoas para participarem da 1ª edição do Café com Assinantes. Eles tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do veículo e conversar com repórteres, editores, diagramadores, radialistas e demais profissionais.

“É legal ver quantas pessoas estão por trás dos conteúdos, porque a gente só vê o resultado final. Tem vários procedimentos até chegar para nós e há uma integração dos funcionários”, comentou a escritora Carolina Gomes Salvador, de 22 anos, uma das convidadas.

Participaram da ação do LIBERAL, ainda, Frederico Schneider, de 52 anos; o engenheiro civil José Angelo Coelho, de 59; os advogados Jailton Ribeiro Chagas, de 67, e Renato Gumier Horschutz, de 48; os técnicos em informática Carlos Matos, de 49, e Elaine Aparecida Gomes Nascimento Boleli, de 53; e o professor de krav magá, Daniel Marcos de Oliveira Miguel, de 46.

Visitantes puderam conhecer como é o funcionamento e a programação da Gold – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Guiados pelo editor-executivo do LIBERAL, João Colosalle, e pela supervisora de assinaturas do LIBERAL, Bruna Ramalho, os participantes iniciaram a visitação às 16h no já conhecido balcão da recepção. Na sequência, eles conheceram o setor de telemarketing e a biblioteca do grupo, que reúne livros com todas as edições impressas do jornal desde a fundação, em 1952. No local, os convidados revisitaram fatos históricos e relembraram anúncios e personagens históricos de Americana e região.

O percurso continuou com o setor de RH (Recursos Humanos) e os estúdios da Rádio Gold (FM 94,7) e da Rádio Clube (AM 580), onde conversaram com locutores, que apresentaram como é feita a programação musical.

Na Redação e na Diagramação, os convidados conheceram todos os processos para produção e apresentação de uma notícia, bem como os colaboradores que diariamente fazem a apuração e edição das informações.

Já no setor comercial, os participantes foram recepcionados pela diretoria do Grupo Liberal com um café da tarde e debateram pautas, falaram sobre o cenário jornalístico em Americana e até mesmo deram sugestões e fizeram reclamações ou elogios. Os convidados ainda conheceram a parte de impressão dos jornais.

Editor de Arte, Fábio Natali explicou a importância do projeto gráfico para o grupo de assinantes – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Assinante desde 1985, Elaine contou que chegou a recusar propostas de assinatura de concorrentes. “Na minha casa, a tradição é: a primeira pessoa a ler o LIBERAL sou eu. Eu brigo se alguém ler antes. Gosto muito e hoje eu fiquei feliz porque pude conhecer como funciona toda a estrutura e a preocupação na produção”, disse.

Por sua vez, Renato atua no setor de ações trabalhistas da Prefeitura de Americana e revelou que algumas vezes o grupo traz informações antes mesmo de chegar a ele no Executivo. O advogado ainda apontou a inovação do LIBERAL como um dos destaques da visitação.

Acervo de edições antigas do LIBERAL foi explorado por grupo de assinantes que participou de visita – Foto: Marcelo Rocha/Liberal

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

A iniciativa também serviu para o jornal estreitar laços e entender o que pensam os assinantes sobre o trabalho realizado desde o balcão até a Redação e a Diagramação.

“Foi muito gratificante ouvir como cada um dos leitores se relaciona com o LIBERAL. Pessoas de diferentes idades, com diferentes ideias, mas que percebem quão importante é o trabalho da imprensa e do jornal”, comentou Colosalle, que afirmou que um novo encontro deve ocorrer no final deste mês.

As notícias do LIBERAL sobre Americana e região no seu e-mail, de segunda a sexta

* indica obrigatório

Publicidade