25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Segurança pública

Para conter crime, Hortolândia aposta em portais com videomonitoramento

Rede de câmeras e central farão vigilância 24 horas por dia no município em projeto que foi apelidado de “muralha digital”

Por Pedro Heiderich

09 de maio de 2021, às 08h42

Um dos novos portais, localizado na Avenida São Francisco de Assis - Foto: Prefeitura de Hortolândia - Divulgação

A Prefeitura de Hortolândia está concluindo a instalação de portais anticrime em duas entradas da cidade, em um projeto apelidado de “muralha digital”. Uma rede de câmeras e uma central de monitoramento farão vigilância 24 horas por dia na cidade. Segundo as autoridades locais, a redução dos índices de criminalidade deve ser imediata com a implantação do projeto.

Serão dois portais. Um estará na Avenida São Francisco de Assis, na entrada pelo Parque do Horto, que está sendo concluído ainda em maio, com custo de R$ 740,9 mil. O outro é construído na Avenida Thereza Ana Cecon Breda, perto do limite com Sumaré, que deve ficar pronto em junho, com custo de R$ 934,6 mil.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os dois portais terão 13 metros de altura cada. Na São Francisco, o portal passará sobre as duas pistas da avenida. É previsto ainda um terceiro, na Avenida da Emancipação, sem previsão de início das obras.

O projeto é um sonho antigo do ex-prefeito Angelo Perugini, que morreu vítima do coronavírus em abril. No fim de 2019, em seu terceiro mandato, Perugini anunciou a muralha digital, com 100 câmeras de monitoramento e equipamentos tecnológicos de vigilância que localizam veículos furtados ou roubados.

As obras tiveram início, mas não foram concluídas. Nas eleições de 2020, reeleito para o quarto mandato, Peruguni prometeu finalizar a implantação.

Segundo a prefeitura, os portais possuirão painéis informativos em LED, e serão idênticos em projeto arquitetônico e funcionalidades e contarão com câmeras rotativas de monitoramento para fiscalização de trânsito com zoom. Nos próximos meses, terão câmeras capazes de identificar placas de veículos.

Para o atual prefeito, José Nazareno Gomes, o Zezé (PL), a muralha digital vai permitir gerir melhor o tráfego e agilizar o combate a furtos e roubos, bem como a circulação de veículos suspeitos.

A ideia é defendida pelo secretário municipal de Segurança, Jold Nunes Corrêa. “O impacto é muito positivo. As câmeras são importantes na vigilância 24 horas e nas operações e autuações porque multiplicam os olhos da segurança pública, otimizando de certa forma o emprego do policiamento”. Corrêa ressalta que a ferramenta contribui no uso das imagens captadas com a rápida resposta e o encurtamento do tempo de investigação e a consequente responsabilização do infrator. “Drasticamente diminuirá o índice de criminalidade no município”, avalia.

Capitã da PM (Polícia Militar) Carolina Colombo Leme da Silva, comandante da 4ª Companhia da PM de Hortolândia, já trabalhou em Limeira, que implantou a muralha digital e garante que a experiência é positiva.

“Ajuda bastante, todo veículo é cadastrado, se tem queixa de ilícito é detectado. Estamos evoluindo para uma sociedade digital, precisamos disso, é uma inovação que vai ajudar a diminuir os crimes. É produtivo para toda a cidade”, diz.

Em Limeira, Silva viu os crimes caírem. “Muita quadrilha vem e quando chega em uma cidade que tem esse sistema, já desiste, migra para outro lugar, inibe os criminosos”.

Comandante da 3ª Companhia da PM em Hortolândia, o capitão Reverson Zanetti Marcondes aponta que Hortolândia já vem reduzindo a criminalidade.

Ele cita o policiamento preventivo e ostensivo da corporação e a manutenção da ordem pública, “exercendo suas atribuições baseadas em sistemas operacionais inteligentes”.

Para Marcondes, a atuação permite o acompanhamento da dinâmica dos crimes e deram resultado nos últimos anos: Hortolândia foi perdendo o “estigma” de cidade violenta.

“Vemos uma queda acentuada em todos os principais indicadores criminais analisados pela SSP [Secretaria da Segurança Pública do Estado], no decorrer do tempo, no comparativo por cem mil habitantes ano a ano e o comparativo de números absolutos”, explica.

Dados da SSP mostram que, nos últimos dois anos, crimes como roubos e homicídios tiveram redução quase que pela metade.

Publicidade