21 de maio de 2024 Atualizado 00:12

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Hortolândia

Hortolândia vai oferecer transporte público gratuito no segundo turno; Americana descarta

Municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré ainda estudam a possibilidade

Por Ana Carolina Leal

20 de outubro de 2022, às 07h42 • Última atualização em 20 de outubro de 2022, às 08h08

A Prefeitura de Hortolândia informou, nesta quarta-feira (19), que  oferecerá transporte público gratuito no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições. Americana, por sua vez, descartou a gratuidade. Os municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Sumaré ainda estudam a possibilidade de isenção da tarifa.

Na última terça-feira, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, autorizou que prefeituras e empresas concessionárias possam oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na decisão, o ministro afirma que a prática não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.

Pesquisador de doutorado em Ciência Política da Unicamp, Otávio Catelano acredita que o transporte público não terá tanto impacto no resultado final das eleições porque não trata-se de uma decisão obrigatória.

“Acho que pode não influenciar pelo fato de ter sido liberado. Então, se tivesse um efeito, ele provavelmente seria anulado pelo fato de Hortolândia, por exemplo, ter transporte público no dia e, Americana, não. Uma cidade anula a outra”.

Publicidade