Hortolândia também decreta emergência em saúde pública

Em suspeitos, prefeitura pode fazer, de forma compulsória, exames médicos e laboratoriais, coleta de amostra, vacinação e outras medidas profiláticas


O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, decretou emergência em saúde pública desde a última segunda-feira (16), a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus, o Covid-19.

Diante da medida, em casos suspeitos da doença, a prefeitura pode realizar, mesmo que de forma compulsória, exames médicos e laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, tratamentos médicos específicos, além de estudo ou investigação epidemiológica para descobrir a origem da infecção e evitar novos contágios.

Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação
Prefeitura de Hortolândia decretou estado e emergência em saúde pública

Além disso, em relação aos servidores públicos municipais, o os que têm mais de 60 anos e as gestantes estão liberados por 15 dias do expediente presencial, com exceção aos que atuam nas áreas de Saúde e Segurança.

As aulas nas escolas municipais estão suspensas a partir do dia 23 de março e por prazo indeterminado.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Estão suspensas, ainda, as atividades praticadas em unidades municipais como Academia Municipal, Centro de Lutas, Biblioteca, centros culturais e Centros de Convivência da Melhor Idade.

Por 30 dias, ficam suspensas também as reuniões dos Conselhos Municipais, com exceção do Conselho Municipal de Saúde, no que for referente ao enfrentamento do Coronavírus.

Fica suspensa, também, a realização de prova de vida dos aposentados do Hortoprev, pelo Regime Próprio de Previdência Social do município, pelo período de seis meses.

A prefeitura ainda recomenda que fiquem fechados, por até trinta dias, o setor privado de entretenimento (teatros, cinemas e casas de espetáculo). Aos estabelecimentos comerciais de prestação de serviços e industriais, a recomendação é para que haja ações de prevenção e controle do contágio, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Secretaria Municipal de Saúde.

*As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Hortolândia.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora