25 de abril de 2024 Atualizado 22:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Campinas

Secretário de Saúde participa de audiência na Câmara de Campinas

Audiência deve abordar como está a capacidade dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 no município

Por Milton Paes

25 de fevereiro de 2021, às 09h53 • Última atualização em 26 de fevereiro de 2021, às 14h55

O secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, participa na manhã desta quinta feira (25) de uma reunião com os vereadores para explicar sobre as ações que estão sendo realizadas na pasta e também apresentar o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior, referente ao 3º quadrimestre de 2020.

A presença do secretário faz parte da primeira audiência púbica do ano. Na reunião, os vereadores de Campinas devem abordar como está a capacidade dos leitos exclusivos para pacientes com o novo coronavírus (Covid-19) no SUS (Sistema Único de Saúde) do município.

Secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon – Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

Segundo o secretário, a situação epidemiológica da cidade se agravou muito nos últimos dias. No final de semana, a rede chegou a ter 100% dos leitos municipais ocupados.

Nesta semana, Campinas teve 21 leitos de UTI Covid-19 abertos durante a segunda-feira (22) e terça-feira (23) na rede pública, e nesta quarta feira (24) abriu mais seis leitos no setor privado.

No entanto, a taxa de ocupação tem se mantido alta, sendo que nesta quarta-feira o índice era de 88,42% entre todas as redes, com 252 dos 285 leitos de UTI-Covid ocupados.

Por conta da pandemia, a audiência será realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota.

“Infelizmente a pandemia nos impede de fazer uma audiência presencial, mas ainda assim os munícipes podem tomar parte virtualmente e convidamos a todos para que participem. Também estamos reforçando aos vereadores, que participarão da audiência via Sistema de Deliberação Remota, para que permaneçam conectados após o término da audiência, pois na sequência haverá uma reunião da Comissão de Saúde na qual os vereadores poderão questionar o secretário municipal de Saúde, Lair Zambon, sobre a capacidade de leitos do SUS em Campinas para a internação de pacientes com Covid-19”, diz o vereador Paulo Haddad, que preside a Comissão de Saúde e coordenará tanto a audiência quanto a reunião com o secretário.

Segundo a última atualização da prefeitura de Campinas, a cidade tem no total 1.836 mortes desde março de 2020 e 68.375 moradores que tiveram resultado positivo para a infecção de coronavírus.

Publicidade