28 de fevereiro de 2024 Atualizado 17:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

OPERAÇÃO DO DETRAN

Blitz do bafômetro multa 22 em Santa Bárbara

No total, 430 motoristas foram abordados nas avenidas Monte Castelo e Santa Bárbara

Por Redação

30 de novembro de 2023, às 15h52

Blitz foi realizada nas avenidas Monte Castelo e Santa Bárbara - Foto: Detran/Divulgação

Uma blitz do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) autuou 22 motoristas na noite do último sábado (25), em Santa Bárbara d’Oeste. Os dados da chamada Operação Direção Segura Integrada foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo órgão.

A blitz ocorreu nas avenidas Monte Castelo e Santa Bárbara, com o objetivo de reduzir e prevenir acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No total, foram abordados 430 veículos. Segundo o Detran, 20 motoristas foram multados por recusa ao teste do bafômetro. Outros dois foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.

Dirigir sob efeito de álcool – quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido – ou recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Publicidade