26 de abril de 2024 Atualizado 18:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Chuvas

Vertedouro da Usina Cariobinha apresenta grande volume de água

Segundo a CPFL, apesar da vazão elevada, não há risco às estruturas da central hidrelétrica

Por Heitor Carvalho

14 de janeiro de 2021, às 14h33 • Última atualização em 14 de janeiro de 2021, às 16h00

Vazão do rio encontra-se elevada em toda região e, devido a isso, foi possível observar a grande quantidade de água na Usina - Foto: Ernesto Rodrigues - O Liberal

As fortes chuvas dos últimos dias fizeram com que o fluxo de água que passa pelo Rio Piracicaba e o Ribeirão Quilombo, em Americana, tivesse um aumento considerável, o que foi notado por moradores.

O patrulheiro Sérgio Evangelista, da Gama (Guarda Municipal de Americana), divulgou nesta quarta-feira (13) um vídeo em suas redes sociais, de autoria de Agnaldo Asbahr, que mostra o vertedouro da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Cariobinha jorrando um grande volume de água.

A CPFL informou que a PCH Cariobinha, que fica ao lado Casa de Cultura “Hermann Müller”, possui um “vertedouro de soleira livre”, ou seja, não há comportas para controle da água, como na Usina de Salto Grande, por exemplo.

Com isso, a água que chega passa diretamente por esse vertedouro, que foi projetado exatamente para operar dessa forma.

A vazão do rio encontra-se elevada em toda região e, devido a isso, foi possível observar a grande quantidade de água na Usina.

Segundo a distribuidora, o grande fluxo de água não traz nenhum risco às estruturas da central hidrelétrica ou suas adjacências. Equipes da CPFL também acompanham e monitoram constantemente o local.

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Barragem-Americana.mp4

Transtornos
As fortes chuvas que atingiram Americana ontem levaram ao transbordo do Ribeirão Quilombo, o que causou enchentes na Rua Carioba e em outras vias próximas do Jardim Santana.

A Avenida Bandeirantes também precisou ser interditada após ser tomada pela água. Segundo a Prefeitura de Americana, choveu 40.4 mm entre 15h e 16 horas na cidade.

Publicidade