18 de março de 2024 Atualizado 22:46

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Veja 5 curiosidades da história do Hospital São Francisco

Você sabia que durante mais de dez anos o São Francisco foi o único hospital de Americana?

Por Valéria Barreira

19 de outubro de 2019, às 09h42

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Nova maternidade do Hospital São Francisco foi inaugurada neste sábado

A maternidade do Hospital São Francisco foi a primeira de Americana. Ela existe desde que o hospital foi fundado, em setembro de 1951. Na época, o hospital se limitava ao prédio com a fachada voltada para a Praça Francisco Matarazzo e a maternidade ocupava um espaço discreto, onde os bebês chegavam ao mundo amparados por freiras atuando como enfermeiras.

Nesta sexta-feira, o LIBERAL mostrou que a história do Hospital São Francisco, o mais antigo do município, ganhará mais um capítulo neste sábado com a inauguração da nova maternidade. A reforma do espaço recebeu investimento superior a R$ 2 milhões e integra a série de revitalizações promovidas desde 2014, quando inaugurou a nova Ala 1.

Confira outros cinco momentos da história do hospital:

  1. Embora tenha sido inaugurado em 1951, a pedra fundamental do Hospital São Francisco foi lançada em outubro de 1942. Naquela época, a praça onde está localizado era apenas uma grande área vazia cercada.
  2. A participação da comunidade na viabilização da obra foi fundamental. Famílias tradicionais do município contribuíram na época para que ela se tornasse real.
  3. Em 1957, houve um acidente na Rodovia Anhanguera envolvendo funcionários da montadora Ford. Eles foram socorridos e levados ao Hospital São Francisco. Em retribuição ao atendimento prestado, a empresa doou 25 mil cruzeiros (moeda da época) e seus dirigentes outros 25 mil.
  4. Cinco anos depois, outra vultosa contribuição ajudou a colocar mais tijolos na obra. Durante visita do tradicional industrial paulistano Ermelindo Matarazzo à cidade, foi solicitada a ele uma contribuição para as obras. O empresário atendeu o pedido doando 100 mil cruzeiros. Em gratidão, a praça onde fica o hospital foi batizada com o nome do seu pai, Francisco Matarazzo.
  5. Durante mais de dez anos, o São Francisco foi o único hospital da cidade. A Clínica São Lucas foi inaugurada em 1962 e 20 anos depois a Fusame (Fundação de Saúde do Município de Americana).

Publicidade