18 de outubro de 2024 Atualizado 06:23

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2022

Macris deixa Câmara após quatro mandatos e Americana perde representatividade

Tucano teve 87.501 votos nessas eleições e ficou como quarto suplente; ele tentava o quinto mandato como deputado federal

Por Rodrigo Alonso

02 de outubro de 2022, às 21h53 • Última atualização em 03 de outubro de 2022, às 17h26

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), de Americana, não conseguiu se reeleger neste domingo. Com ele fora da Câmara dos Deputados, a cidade não terá nenhum representante parlamentar na próxima legislatura, tanto em Brasília como na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O tucano, que tentava o quinto mandato na Câmara dos Deputados, teve 87.501 votos nessas eleições e ficou como quarto suplente da federação formada por PSDB e Cidadania.

O resultado já era previsto por seu estafe mesmo antes do fim da apuração. Tanto é que, quando os votos ainda estavam computados, por volta das 20h30, seus apoiadores já decidiram fechar o comitê de campanha, localizado na Avenida Brasil. Houve, inclusive, lágrimas. Macris sequer compareceu no local.

O americanense Vanderlei Macris no Congresso – Foto: Paulo Valadares / Câmara dos Deputados

Por volta de 21h40, a assessoria do deputado divulgou uma nota sobre a derrota. “O deputado federal Vanderlei Macris agradece os mais de 80 mil votos que recebeu em todo o Estado de São Paulo, sendo o mais votado na nossa região. Infelizmente os números não foram suficientes para a sua reeleição”, disse.

No comunicado, o parlamentar também lamentou o fato de Americana e outras cidades próximas não terem elegido um deputado. Ele apontou que trata-se de um “fato inédito nas últimas décadas” e desejou que “os municípios não sejam afetados com a falta dessa representatividade”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Vanderlei Macris segue seu mandato até o fim da atual legislatura, com a certeza de que muito contribuiu para o desenvolvimento dos municípios e para a melhoria da qualidade de vida da população, trabalho que honrará até o fim”, escreveu a assessoria.

Antes de sua passagem pelo Congresso Nacional, Macris havia sido eleito por sete mandatos a deputado estadual. Dessa forma, representou Americana como parlamentar por 44 anos, na Alesp e na Câmara dos Deputados.

No próximo ano, sem ele e sem nenhum outro político local eleito, o município ficará sem representatividade nas casas legislativas pela primeira vez em décadas. Nessas eleições, a cidade tinha 13 candidatos a deputado estadual e oito a federal.

Nos outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil) – Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré -, também ninguém se elegeu para deputado federal.

Publicidade