17 de outubro de 2024 Atualizado 22:51

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Três semanas após anúncio, frota de ônibus continua reduzida em Americana

Prefeitura havia informado que mais 20 veículos entrariam em circulação, mas situação não mudou; reclamações sobre transporte continuam

Por Ana Carolina Leal

11 de setembro de 2021, às 08h07 • Última atualização em 11 de setembro de 2021, às 12h55

Apesar do anúncio feito pela Prefeitura de Americana, em 18 de agosto, de que mais 20 veículos entrariam em circulação na semana seguinte para reforçar a frota de ônibus, a situação permanece a mesma, com 38 coletivos em operação.

Nesta semana, o LIBERAL voltou a receber reclamação de que nada mudou na frota de ônibus do transporte municipal desde o anúncio feito pela administração há três semanas.

Atualmente 38 veículos urbanos estão em operação em Americana – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Os horários continuam os mesmos. Fico no ponto por mais de 40 minutos e pego um ônibus lotado”, reclamou a auxiliar de limpeza, Janete dos Santos, 45 anos.

Ela afirmou que diariamente sai dois ônibus, às 12h15, do terminal sentido Praia Azul e Recanto. E logo em seguida, sai um terceiro com o mesmo destino, só que este passa pelo Hospital Municipal, vazio. “E depois só vai ter outro às 13h10 e super lotado. Não consigo entender a lógica”, declarou.

No dia 18 de agosto, a administração municipal afirmou ao LIBERAL que a Utransv (Unidade de Transportes e Sistema Viário) e a Sancetur, concessionária do serviço de transporte, estavam em tratativas para o aumento gradativo da frota.

De acordo com a prefeitura, a expectativa, para a semana seguinte, era de que mais 20 ônibus entrassem em circulação, ampliando a frota atual, de 38 veículos.

Nesta quinta-feira, após receber reclamação por parte de moradores de que nada havia mudado, O LIBERAL questionou a prefeitura. Somente na noite desta sexta-feira, o secretário adjunto da Unidade de Transportes e Sistema Viário, Pedro Peol, se manifestou via assessoria.

“A prefeitura entende que houve a necessidade de redução no período da pandemia, mas entende também que o momento atual necessita da ampliação da frota. Já houve cobrança para que esse aumento seja feito e, caso não seja cumprido, motivará, dentro da previsão contratual, em notificação para que seja dado cumprimento”, traz nota.

A reportagem questionou por mais de uma vez quantos ônibus estão circulando atualmente, inclusive ao secretário, mas não obteve resposta. O LIBERAL tentou contato com a Sancetur na noite desta sexta-feira, mas não localizou nenhum representante.

Publicidade