Salto Grande terá simulado de emergência no dia 18

Prefeitura de Americana usou tom humorístico para alertar a população que trata-se de um simulado e que não é necessário criar pânico


A Prefeitura de Americana anunciou na semana passada que vai realizar no dia 18 deste mês, às 10h, um simulado para treinar equipes de socorro e orientar a população em caso de rompimento da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) da Represa do Salto Grande.

A organização do exercício envolve ainda o município de Limeira, de acordo com a prefeitura. Defesa Civil, bombeiros e CPFL Renováveis devem participar. A maior parte da mancha de inundação atingiria áreas empresariais, de acordo com o material divulgado pela prefeitura.

De 9 a 13 de setembro a CPFL deve acionar as sirenes de emergência para testes, mas a evacuação só deve ser feita no dia 18.

Humor

A Prefeitura de Americana aderiu à onda humorística em que alguns governos têm surfado no Facebook. Em uma publicação para alertar que o exercício do dia 18 de setembro nas proximidades da represa do Salto Grande é só uma simulação de eventual rompimento da barragem, a prefeitura publicou uma foto de Chapolin Colorado, personagem do famoso seriado televisivo mexicano, com uma adaptação de um de seus bordões:

“Calma, não criemos pânico! Não precisa se assustar com a sirene durante a simulação de emergência da barragem!”.

De acordo com o governo municipal, não há residências na área que poderia ser atingida em caso de um rompimento, só empresas da região do Salto Grande e Carioba. As empresas já foram avisadas e vão participar do simulado. Segundo a prefeitura, muita gente tem demonstrado preocupação com o exercício.

No Facebook, além de perguntar dos riscos, alguns internautas questionaram se água e luz serão cortados. A prefeitura respondeu que será um dia normal, sem nenhuma mudança.

A represa do Salto Grande começou a virar assunto em janeiro, quando um estudo a classificou como uma das 45 que mais preocupam autoridades.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora