Rumo anuncia nova estrutura para estação em Americana

Em paralelo, acontecerá também o restauro do prédio; a obra seguirá projeto proposto pelo Condepham e tem início previsto para novembro


A Rumo Logística fará uma nova cobertura metálica para a estação ferroviária de Americana. Segundo a assessoria de imprensa da concessionária, a cobertura antiga não será reaproveitada. Ela cedeu no início dos trabalhos para elevação de sua altura, em maio deste ano. A obra, paralisada em decorrência da queda, deve ser retomada na primeira quinzena de novembro.

De acordo com a assessoria, a nova estrutura manterá as características da original, seguindo projeto do Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana). O prédio da estação da Fepasa e o anexo que a compõe foram tombados pelo órgão. A Rumo informou que a elevação da altura da cobertura é necessária por medida de segurança.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Estação em Americana ganhará iniciativa restaurativa

A concessionária antecipou que em paralelo à colocação da nova estrutura acontecerá também o restauro da antiga estação. Segundo sua assessoria de imprensa, a obra também seguirá projeto proposto pelo Condepham.

Essa etapa da obra tem início previsto para novembro e só não começou ainda, segundo a Rumo, porque a empresa contratada para a execução do trabalho vem estudando a melhor forma de execução.

A Rumo argumenta que o trabalho de restauro é delicado e exige cuidados para que respeite as características originais do prédio. A empresa não informou o prazo de conclusão das duas etapas após o início das obras. Ainda de acordo com ela, isso dependerá do ritmo necessário para que o restauro ocorra como o previsto.

A estação da Fepasa é um marco dentro da história do município. Localizada na Avenida Dr. Antonio Lobo, foi em volta dela que teve início o pequeno núcleo habitacional que mais tarde originaria a cidade. Sua inauguração, em 27 de agosto de 1875, é considerada a data oficial do aniversário de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora