Rosa do Bem agenda 940 mamografias e 330 exames de papanicolau

Agendamentos prosseguem na sede do projeto, no Jardim Alvorada, até atingir a meta de dois mil exames de mamografias e de 600 papanicolau


A entidade Rosa do Bem, em parceria com o hospital do Amor de Barretos, promoveu no último fim de semana o agendamento de 940 mamografias e 330 exames de papanicolau. A empresária Maria Fernanda Grecco Meneghel, idealizadora do projeto, explicou que os agendamentos prosseguem até atingir a meta de dois mil exames de mamografias e de 600 papanicolau.

“Foi muito positivo no transcorrer dos dois dias. Conseguimos praticamente agendar metade dos exames disponíveis de mamografia e de papanicolau”, celebrou a empresária.

Foto: Divulgação
Agendamentos prosseguem até atingir a meta de dois mil exames de mamografias e de 600 papanicolau

Para conseguir realizar o exame gratuitamente, é necessário ser moradora de Americana, ter entre 40 e 69 anos de idade, não ter convênio médico e não estar em tratamento contra o câncer. Basta comparecer na Rua José Moreno, 209, no Jardim Alvorada, das 7h às 17h, com o CPF, RG, cartão SUS e comprovante de endereço.

Em setembro, a carreta do Rosa do Bem estará em Americana ainda entre as semanas do dia 16 a 20 e de 23 a 27. A carreta voltará para o município entre os dias 14 a 18 de outubro, e entre 21 a 25 de outubro para continuar a realizar os exames.

Segundo Maria Fernanda, várias mulheres que passaram nesses dias tinham mais de 50 anos e nunca tinham feito o exame de mamografia, ou que estavam há mais de cinco anos sem fazer o exame. “O balanço do projeto é positivo também por esses fatores de descoberta de situações de mulheres que sentiam alguma coisa e não faziam há muito tempo os exames para prevenir ou diagnosticar, então graças a Deus conseguimos a adesão nos agendamentos”, disse.

Programação

A programação do Outubro Rosa em Americana também conta com um concerto, a caminhada Rosa do Bem e um ciclo de palestras.

A programação final das palestras ainda não foi divulgada, mas Maria Fernanda adiantou que no dia 27 de setembro haverá um debate na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Americana. Durante o mês de outubro ocorrerão várias palestras com a advogada Rosália Ometto para falar sobre direitos do paciente com câncer.

Já no dia 1º de outubro a Orquestra Sinfônica de Americana se apresentará no Teatro Municipal Lulu Benencase durante evento que vai oficializar a entidade Rosa do Bem como instituto. A entrada é um litro de leite que será em prol do Fundo Social de Solidariedade de Americana. A população já pode fazer a troca do leite pelo ingresso.

“Também teremos a iluminação cor de rosa na Avenida Brasil, porque ela marca o contexto para as pessoas entenderem a importância do olhar para a prevenção e a saúde”, explica a idealizadora.

A Caminhada Rosa do Bem está programada para o dia 6 de outubro na Avenida Brasil, e em breve estarão disponíveis o vale-troca camisetas para o evento. A inscrição será dois quilos de alimentos nos pontos de troca, que neste caso serão revertidas para entidades de Americana.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora