20 de outubro de 2020 Atualizado 23:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

SISTEMA VIÁRIO

Retorno de mão dupla no Viaduto Amadeu Elias é provisório, diz Omar

Mudança será aplicada em até 10 dias, mas prefeito ressalta que pode reverter decisão caso “não dê certo”

Por André Rossi

18 set 2020 às 19:35

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), afirmou nesta sexta-feira (18) que vai retomar a mão dupla no Viaduto Amadeu Elias. Porém, a decisão é provisória e pode ser revertida caso “não dê certo”, segundo o chefe do Executivo.

A informação sobre a retomada foi anunciada originalmente no início da tarde desta sexta pelo candidato a prefeito Chico Sardelli (PV), que é apoiado por Omar. Na sequência, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou a alteração de sentido.

Omar (centro) fez uma live com Chico (esq.) e Odir para esclarecer o caso – Foto: Captura de tela

Entretanto, no final da tarde, o prefeito fez uma transmissão no Facebook para esclarecer o assunto. No vídeo, Omar estava ao lado de Chico e do vereador Odir Demarchi (PL), candidato a vice-prefeito.

“Depois de estudos com o pessoal de engenharia da prefeitura, resolvemos, a pedido do Chico Sardelli e do Odir, que têm insistido muito com a gente, fazer a mão dupla novamente no Amadeu Elias. É uma decisão provisória”, afirmou Omar.

Desde o início do ano, lojistas e moradores da região da Avenida Paulista, no bairro Colina, se mobilizam para pressionar pela volta dos dois sentidos no dispositivo viário.

O principal argumento é de que, desde outubro de 2018, quando o Amadeu Elias passou a ter mão única, no sentido Centro-bairro, as vendas nos comércios caíram.

Omar disse no vídeo que há estudos para melhorar a situação da região. Um deles envolve a retirada da calçada do viaduto e implantação de uma passagem de pedestres, com estrutura metálica, ao lado do Amadeu Elias.

Para isso, no entanto, seria necessário que a Rumo – responsável pela malha viária que corta a cidade – realizasse o alargamento do viaduto. No início do mês, o prefeito disse que a empresa indicou que pretende honrar o compromisso firmado em 2011 e custear a construção de um novo viaduto, próximo ao Amadeu Elias.

“Nós temos é que lutar com a Rumo para ela fazer o alargamento no viaduto. É uma situação provisória para acomodar os comerciantes que dizem que têm prejuízo lá. Eu vou fazer pela vontade da população, pelos estudos que nós fizemos. E espero que dê certo, mas eu tenho as minhas dúvidas”, admitiu Omar.

A assessoria da prefeitura informou que estão sendo acertados os últimos detalhes com a Utransv (Unidade de Transportes e Sistemas Viários). A expectativa é que a mudança seja possível em até 10 dias.

No entanto, o prefeito deixou claro que poderá retomar o sentido único caso a alteração não dê certo.

“Nós vamos fazer essa mudança a partir da semana que vem e espera que dê certo. Estou seguindo a opinião de alguns técnicos que acham viável. Então vamos seguir e, se não der, talvez a gente volte a utilizar do jeito que está [sentido único] até a posse do próximo prefeito”, ressaltou Omar.

Publicidade