trânsito
Retomada de radares na SP-304 terá fiscalização reforçada em ponto crítico
Trecho da região terá dois pontos a mais para monitorar velocidade, segundo o que consta em novo edital
Por Gabriel Pitor
10 de dezembro de 2023, às 08h19 • Última atualização em 10 de dezembro de 2023, às 08h20
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/retomada-de-radares-na-sp-304-tera-fiscalizacao-reforcada-em-ponto-critico-2078130/
O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) vai reforçar a fiscalização por radares de velocidade em um trecho da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana, que é considerado com alto índice de acidentes.
Trata-se da região entre o quilômetro 127 e 128, próximo ao bairro Nova Americana e à saída para Nova Odessa. Anteriormente, o trecho tinha apenas um radar no sentido Rodovia Anhanguera (SP-330). Agora, terá também no sentido Piracicaba.
Além deste trecho, o DER prevê um novo radar no quilômetro 121, no sentido Anhanguera, próximo à saída para a rodovia.
O DER abriu licitação em novembro para retomar a fiscalização de radares nas rodovias administradas pela autarquia no Estado. No edital, o departamento prevê 11 radares no trecho da SP-304 entre Americana e Santa Bárbara, dois a mais do que no contrato anterior, encerrado em novembro de 2020. Desde então, a rodovia está sem fiscalização por radares fixos.
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Ao LIBERAL, o DER informou que foi identificado fator de risco no quilômetro 121, pela interferência ocasionada pela saída 120, onde há estreitamento das faixas e redução de velocidade por conta das alças do fim da rodovia, que dão acesso à Rodovia Anhanguera.
O ponto também tem fluxo intenso devido ao aeroporto municipal e aos moradores do condomínio Terras do Imperador.
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Já quanto ao radar do quilômetro 127, o DER explicou que foi constatada uma demanda por ocorrências de acidentes após estudos feitos pelos técnicos do departamento.
Números do Infosiga
A necessidade de um controlador de velocidade nesse local pode ser justificada pelos números disponibilizados pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) e levantados pelo LIBERAL.
De acordo com a plataforma, de 2015 a 2023, no trecho de 26 quilômetros entre Americana e Santa Bárbara, oito mortes em acidentes foram registradas no quilômetro 127, a maior quantidade e o mesmo número dos quilômetros 126 e 133.
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Ainda segundo o Infosiga, de 2019 a 2023, o quilômetro 127 contabilizou a maior quantidade de acidentes não-fatais com 53. A segunda maior quantia foi registrada no quilômetro 129 com 35.
O engenheiro civil e especialista em trânsito, João Batista Biagioni, acredita que a instalação de radares nesses pontos pode ajudar a diminuir os acidentes, já que força o motorista a ficar dentro do limite de velocidade estabelecido para a pista.
“O brasileiro ainda tem em mente que pode correr a 200 km/h até chegar no radar e frear. Mas, pontualmente, o radar resolve o problema. No caso do quilômetro 127, você tem uma baixada que convida à velocidade, então é necessário, porque com radar há uma diminuição pontual da velocidade para o motorista ter mais atenção”, afirmou.
Porém, Biagioni destacou que a imprudência e o desrespeito às sinalizações de trânsito são as principais causas de acidentes.
Ele também contou que muitos motoristas multados justificam que a velocidade mostrada no painel do veículo não correspondia ao registrado pelo radar, mas lembrou que é preciso ultrapassar a margem de 7 km/h em relação ao limite estabelecido pela via para receber a infração.
Além dos 11 equipamentos no trecho de Americana a Santa Bárbara, a SP-304 terá mais oito radares na cidade de Piracicaba.
Desativação de aparelhos
O número é menor em relação a 2020, quando eram 13, mas o DER lembrou que após a desativação dos aparelhos, foi realizada a concessão do trecho entre os quilômetros 168 e 186 — que, antigamente, tinha seis pontos de fiscalização.
O trecho de Piracicaba da SP-304 reúne as rodovias Luiz de Queiroz e Geraldo de Barros, sendo que esta última termina na cidade de Santa Maria da Serra.