07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dúvidas

Reabertura do Poupatempo tem fila em Americana

Parte dos que estiveram no local não sabia que era necessário agendamento ou tinha dificuldade para usar serviços online

Por Leonardo Oliveira

10 set 2020 às 10:57 • Última atualização 10 set 2020 às 12:07

A retomada das atividades presenciais no Poupatempo de Americana, nesta quinta-feira (10), teve fila e muitas pessoas que não sabiam que era necessário um agendamento prévio, pela internet, para ser atendido.

O LIBERAL acompanhou a reabertura do local e verificou uma grande fila que se formou no lado de fora uma hora antes da abertura.

A unidade está aberta apenas para serviços que não podem ser feitos pela internet, como solicitação de RG e primeira via de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mesmo para esses procedimentos, só entra no Poupatempo quem agendou antes, pelo site www.poupatempo.sp.gov.br. 

A maioria dos presentes na fila desta manhã não possuía um horário marcado. É o caso do operador de máquinas Valdenico Ribeiro de Oliveira, de 58 anos. “O que eu preciso é para renovação da minha carta [CNH] para PCD [Pessoa com Deficiência]. Eu não consegui durante esses cinco meses. Hoje eu vim para tirar essa dúvida pessoalmente”, disse ao LIBERAL.

Na fila, o operador foi orientado que deveria fazer o agendamento pela internet. Ele diz ter dificuldades para utilizar o serviço. “Nem todos tem [condições de usar a internet], a maioria não tem. Somente as pessoas habilitadas nesse assunto”, afirmou.

Funcionários do Poupatempo atuando para reduzir fila – Foto: Leonardo Oliveira/O Liberal

Muitos idosos que estavam aguardando tinham a mesma limitação no trato com a tecnologia. “Esse negócio de internet eu não entendo nada. Diz que tem que fazer o agendamento primeiro, né? Pra mim, é difícil. Eu não tava sabendo”, afirmou o aposentado Miguel de Oliveira, de 72 anos.

Funcionários do Poupatempo passaram pela fila orientando que os cidadãos deveriam voltar para casa e realizar o agendamento pela internet ou que procurassem um parente que pudesse ajudar. Isso contribuiu para acabar com a fila.

Naqueles casos em que a pessoa dizia não ter ninguém para ensiná-la a usar os canais online do Poupatempo, os próprios funcionários explicavam passo a passo como marcar um horário para ser atendido.

Onde agendar
Os cidadãos devem agendar o atendimento, exclusivamente, pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital.

Horário de funcionamento
De segunda a sexta, das 9 às 17 horas, e sábado, das 9 às 13 horas.

Serviços que podem ser feitos presencialmente e com agendamento
São priorizados aqueles procedimentos que necessitam da presença do cidadão, como a solicitação do RG, da primeira habilitação, transferências interesestaduais de veículo, mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e alteração da característica do veículo.

Serviços feitos pela internet, sem precisar sair de casa
Solicitação da Carteira de Trabalho, seguro desemprego, licenciamento e transferência de veículo, transferência de veículos entre cidade do Estado de São Paulo, etc.

Publicidade