25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Quedas constantes de energia afetam Parque Universitário

Moradores relatam instabilidades no serviço desde o início deste mês; CPFL diz que já identificou a situação, e que investimentos vão colaborar

Por Leonardo Oliveira

13 de setembro de 2019, às 08h53

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Falta de energia no bairro começou a ser percebida em 2 de setembro

Moradores do Parque Universitário têm convivido desde o início deste mês com constantes quedas de energia no bairro. Há relatos de instabilidade do serviço em praticamente todos os dias da última semana, de acordo com o engenheiro de automação e controle, Pedro Nascimento, que reside no local.

A falta de energia começou a ser percebida no dia 2 de setembro, entre 20 e 21 horas. Inicialmente não houve reclamações à CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), mas a situação se agravou nos dias seguintes.

“Muito instável, as vezes acabando e voltando em seguida, não fica nem meia hora funcionando. Isso tem acontecido dias seguidos. Não foi um problema de que acabou e voltou, foi um problema que ficou 3 horas sem energia mesmo”, disse ao LIBERAL.

Na semana passada, o engenheiro eletricista Luis Henrique de Oliveira, foi impedido de sair de casa com seu carro pois o portão de sua casa depende da energia elétrica para funcionar. Como último recurso ele usou uma serra para retirar a trava e conseguir abrir manualmente.

O problema foi discutido, inclusive, em um grupo de WhatsApp feito pelos residentes do Parque Universitário. Eles combinaram de vários deles reclamarem com a CPFL por telefone. A empresa diz que identificou desde o início de agosto oscilações no serviço.

Ela diz que os problemas foram causados por ventos fortes e “intercorrências” na rede, além de manutenções programadas para melhorias no sistema que levaram a interrupções momentâneas. “A empresa ressalta que os investimentos realizados devem auxiliar na redução de interrupções inesperadas”, diz a nota enviada.

Acrescentou que, apesar dos investimentos feitos para manutenção e expansão da rede de distribuição, “o abastecimento está sujeito a fatores que vão além do controle da empresa como, por exemplo, tempestades, colisão de veículos contra postes, interferência de pipas na rede, vandalismo, furto de materiais”.

Publicidade