Qualidade musical é item de série na programação da Gold – O Liberal

Qualidade musical é item de série na programação da Gold

Grade da FM Gold conta com sucessos desde os anos 80 até os dias de hoje e promove estilos que fogem do padrão


A presença constante de lançamentos de todos os gêneros ou de hits do momento não é uma preocupação para a FM Gold, mas a qualidade do que é levado ao ar sim. Sua programação conta com músicas dos anos 80 até os dias atuais e aposta em estilos que fogem do padrão.

A emissora também preza pela variedade. Na grade, existem diferentes ritmos, como rock, MPB, reggae e pop. “A rádio ficou eclética. Ela atende um número maior de pessoas com esse estilo de música”, diz Fernando Giuliani, diretor comercial e das rádios do Grupo Liberal.

Segundo o diretor de programação da rádio, Cris Correa, a FM Gold toca tudo que é sucesso, porém numa linha “diferente”.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
No próprio aparelho de rádio, no celular ou também no carro: fácil acesso ao som da FM Gold

“Por exemplo, eu não vou tocar Zezé de Camargo & Luciano. Não é porque não gosto. É uma música boa, uma raiz boa. Só que não tem a ver com o público para o qual a gente está tocando, e a gente vai ficar parecido com as outras rádios. E quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”.

Na montagem da grade musical, ele verificou as 100 músicas mais tocadas ano após ano, desde 1980, e selecionou aquelas que continuam na memória das pessoas.

De acordo com Cris, não há uma restrição quanto aos lançamentos. As músicas atuais, apesar de não serem prioridade, são bem-vindas à programação, desde que se encaixem no perfil traçado pela FM Gold.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Quem está no ar: Cris Correa é o diretor de programação da FM Gold

“A gente fez uma rádio que está tocando o que já tocou e foi sucesso, sem ter a obrigação de ficar lançando nada, tocando aquilo que é certeza de sucesso”.

Aos sábados, das 22h à meia-noite, a 94.7 é tomada pelo programa Gold Party, que abre espaço para músicas mais dançantes. “Para quem está saindo de casa, indo para a balada, ouvindo no carro, reunido com os amigos, é muito legal”, afirma Cris.

Em meio à grade musical, o ouvinte ainda tem acesso aos conteúdos jornalísticos produzidos pela redação do LIBERAL. “A ideia é a gente usar radiodifusão para atingir todos os públicos e deixá-los bem informados e com boa música”, aponta Giuliani.

Dinâmico

Com o surgimento da televisão e, depois, da internet, acreditou-se que o rádio não teria mais espaço entre os meios de comunicação. Mas, no final das contas, esse é um veículo que nunca perdeu relevância.
De acordo com estudo feito em 2019 pela Kantar Ibope Media, o meio alcança 83% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas onde há aferição, e o consumo médio é de 4h33min por dia.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Quem está no ar: Cezar Polidoro é radialista do Grupo Liberal há 15 anos

Segundo o diretor de programação da FM Gold, Cris Correa, o rádio se destaca, principalmente, por sua acessibilidade, até porque se trata de um produto gratuito.

“Na verdade, o rádio é e sempre será o grande companheiro das pessoas, está em todos os lugares, e o mais importante, é de graça”, diz.

Para ele, com a internet, o rádio ganhou outras plataformas para disseminação de seus conteúdos e ficou ainda mais próximo dos ouvintes. As emissoras também se expandiram, pois passaram a ficar disponíveis em locais nos quais não chegavam antes.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Quem está no ar: Willian Turtera está no Grupo Liberal desde 2008 e também é DJ

Coordenador de jornalismo das emissoras de rádio do Grupo Liberal, Bruno Moreira destaca que esse veículo, impulsionado pela internet, se consolidou como um meio “democrático” e chegou ao alcance de todo mundo.

“Ciente disso, o Grupo Liberal, em 2005, incluiu a Rádio Você no seu rol de veículos, uma ação tão bem-sucedida que só fez crescer o interesse no meio, levando à inclusão de uma emissora FM nesse time”, avalia.

Editor-executivo do LIBERAL, João Colosalle também lembra que as rádios do grupo estão inseridas no dia a dia de seus ouvintes.

Programação da FM Gold (94.7):

Liberal No Ar
Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h30

Resumo Gold
Segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas

Gold Party
Sábado, das 22 horas à meia-noite

Programação musical
Demais horários, 24 horas por dia

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora