94.7 FM
Qualidade musical é item de série na programação da Gold
Grade da FM Gold conta com sucessos desde os anos 80 até os dias de hoje e promove estilos que fogem do padrão
Por Rodrigo Alonso
21 de janeiro de 2020, às 07h46 • Última atualização em 23 de janeiro de 2020, às 14h29
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/qualidade-musical-e-item-de-serie-na-programacao-da-gold-1137421/
A presença constante de lançamentos de todos os gêneros ou de hits do momento não é uma preocupação para a FM Gold, mas a qualidade do que é levado ao ar sim. Sua programação conta com músicas dos anos 80 até os dias atuais e aposta em estilos que fogem do padrão.
A emissora também preza pela variedade. Na grade, existem diferentes ritmos, como rock, MPB, reggae e pop. “A rádio ficou eclética. Ela atende um número maior de pessoas com esse estilo de música”, diz Fernando Giuliani, diretor comercial e das rádios do Grupo Liberal.
Segundo o diretor de programação da rádio, Cris Correa, a FM Gold toca tudo que é sucesso, porém numa linha “diferente”.
“Por exemplo, eu não vou tocar Zezé de Camargo & Luciano. Não é porque não gosto. É uma música boa, uma raiz boa. Só que não tem a ver com o público para o qual a gente está tocando, e a gente vai ficar parecido com as outras rádios. E quem quer agradar todo mundo acaba não agradando ninguém”.
Na montagem da grade musical, ele verificou as 100 músicas mais tocadas ano após ano, desde 1980, e selecionou aquelas que continuam na memória das pessoas.
De acordo com Cris, não há uma restrição quanto aos lançamentos. As músicas atuais, apesar de não serem prioridade, são bem-vindas à programação, desde que se encaixem no perfil traçado pela FM Gold.
“A gente fez uma rádio que está tocando o que já tocou e foi sucesso, sem ter a obrigação de ficar lançando nada, tocando aquilo que é certeza de sucesso”.
Aos sábados, das 22h à meia-noite, a 94.7 é tomada pelo programa Gold Party, que abre espaço para músicas mais dançantes. “Para quem está saindo de casa, indo para a balada, ouvindo no carro, reunido com os amigos, é muito legal”, afirma Cris.
Em meio à grade musical, o ouvinte ainda tem acesso aos conteúdos jornalísticos produzidos pela redação do LIBERAL. “A ideia é a gente usar radiodifusão para atingir todos os públicos e deixá-los bem informados e com boa música”, aponta Giuliani.
Dinâmico
Com o surgimento da televisão e, depois, da internet, acreditou-se que o rádio não teria mais espaço entre os meios de comunicação. Mas, no final das contas, esse é um veículo que nunca perdeu relevância.
De acordo com estudo feito em 2019 pela Kantar Ibope Media, o meio alcança 83% dos brasileiros, nas 13 regiões metropolitanas onde há aferição, e o consumo médio é de 4h33min por dia.
Segundo o diretor de programação da FM Gold, Cris Correa, o rádio se destaca, principalmente, por sua acessibilidade, até porque se trata de um produto gratuito.
“Na verdade, o rádio é e sempre será o grande companheiro das pessoas, está em todos os lugares, e o mais importante, é de graça”, diz.
Para ele, com a internet, o rádio ganhou outras plataformas para disseminação de seus conteúdos e ficou ainda mais próximo dos ouvintes. As emissoras também se expandiram, pois passaram a ficar disponíveis em locais nos quais não chegavam antes.
Coordenador de jornalismo das emissoras de rádio do Grupo Liberal, Bruno Moreira destaca que esse veículo, impulsionado pela internet, se consolidou como um meio “democrático” e chegou ao alcance de todo mundo.
“Ciente disso, o Grupo Liberal, em 2005, incluiu a Rádio Você no seu rol de veículos, uma ação tão bem-sucedida que só fez crescer o interesse no meio, levando à inclusão de uma emissora FM nesse time”, avalia.
Editor-executivo do LIBERAL, João Colosalle também lembra que as rádios do grupo estão inseridas no dia a dia de seus ouvintes.
Programação da FM Gold (94.7):
Liberal No Ar
Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h30
Resumo Gold
Segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas
Gold Party
Sábado, das 22 horas à meia-noite
Programação musical
Demais horários, 24 horas por dia