Prorrogação da CEI do DAE vai para votação nesta quinta

Projeto de decreto legislativo para prorrogar por 120 dias a CEI do DAE vai a votação na sessão desta quinta-feira


O projeto de decreto legislativo para prorrogar por 120 dias a CEI (Comissão Especial de Inquérito) do DAE vai a votação na sessão desta quinta-feira, em Americana. Desde que foi instaurada, em fevereiro, a comissão teve reuniões canceladas e precisou eleger duas vezes o relator; em ambas Gualter Amado (PRB) foi escolhido.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Gualter Amado (PRB) foi escolhido relator nas duas CEIs

De acordo com o presidente da CEI, Rafael Macris (PSDB), a prorrogação é necessária para analisar a documentação recebida, já que o período investigado também foi ampliado; antes começava em 2015, agora é 2009.

“São duas ou três linhas de trabalho que englobam um único objetivo: analisar se os recursos do DAE estão sendo bem investidos”, completou Rafael.

CEI do DAE

O objetivo desta comissão é apurar a falta d’água constante, a qualidade do recurso hídrico, suposto mau uso dos recursos públicos e gastos com publicidade, entre outras questões.

Possíveis irregularidades também devem ser investigadas, entre elas, o suposto retalhamento de bombas d’água que poderiam ter sido recuperadas e foram vendidas como sucata em 2018, segundo o grupo.

Os empréstimos do DAE à prefeitura também estão no alvo. Entre 2017 e 2018, a autarquia repassou ao governo R$ 32 milhões em dois empréstimos – o de 2017, no valor de R$ 12 milhões, já foi devolvido. Outro fato, apontado pelo vereador Padre Sérgio (PT), é que o DAE teria comprado 214 metros de tubulação sem necessidade e, depois, teria soterrado o equipamento.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora