18 de outubro de 2020 Atualizado 22:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Americana

Prefeitura vai comprar planetário para escolas

Segundo o secretário de Cultura e Turismo Fernando Giuliani, o objetivo é fomentar o interesse dos alunos pela área de astronomia

Por Rodrigo Alonso

20 set 2020 às 08:49 • Última atualização 20 set 2020 às 08:51

Equipamento também vai complementar as atividades realizadas pelo Observatório Municipal - Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana

A Prefeitura de Americana vai comprar um planetário móvel para utilização em escolas. A administração pretende, com esse equipamento, fomentar o interesse dos alunos pela área de astronomia, segundo o secretário de Cultura e Turismo Fernando Giuliani.

Na semana passada, o Executivo abriu um pregão eletrônico para a aquisição do material, que deverá custar R$ 203,6 mil. Do total, R$ 200 mil serão pagos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio de convênio. O restante será a contrapartida da prefeitura.

A ideia é que pelo menos 80% dos estudantes matriculados na rede de ensino tenham acesso ao aparelho móvel, de acordo com a administração municipal.

A prefeitura também aponta que o planetário vai complementar as atividades realizadas pelo Observatório Municipal.

O equipamento, em suma, possibilita a visualização, em 180°, de um céu noturno mesmo durante o dia, com seus movimentos e fenômenos astronômicos.

As apresentações serão acompanhadas por palestras de temas variados, que podem abordar o surgimento de um cometa, a aparição de um planeta ou, até mesmo, elementos relacionados a datas comemorativas – a prefeitura deu como exemplo a Estrela de Belém, que tem ligação com o nascimento de Jesus e, consequentemente, com o Natal.

Com a ajuda do planetário, a Secretaria de Cultura e Turismo quer usar “a divulgação científica como ferramenta didática, pedagógica e educacional para a transformação social”.

O edital também prevê a aquisição de itens complementares, como sistema de ventilação e cadeiras de auditório. A abertura das propostas do pregão eletrônico está marcada para esta segunda-feira (21), às 8 horas, conforme consta no Diário Oficial do município. Interessados podem conferir o edital no site da prefeitura.

Publicidade