26 de Maio de 2020 Atualizado 22:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

COVID-19

Prefeitura de Americana monitora casa de repouso após dois casos positivos

Funcionários e idosos do local fizeram testes rápidos; aqueles com sintoma suspeito aguardam novo resultado

Por Marina Zanaki

19 Maio 2020 às 20:12 • Última atualização 19 Maio 2020 às 21:08

A Prefeitura de Americana informou nesta terça-feira (19) que monitora uma casa de repouso após o registro de dois casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) no local.

Um dos pacientes é de uma mulher de 77 anos que está em isolamento domiciliar. A prefeitura disse que o outro caso foi confirmado nesta segunda-feira (18), mas até a publicação desta reportagem o município não havia especificado qual é o primeiro caso positivo ligado à instituição. O nome da casa de repouso não foi divulgado.

Nesta segunda-feira, quatro pessoas haviam sido incluídas no boletim da Vigilância Epidemiológica, divulgado diariamente – duas são funcionárias da saúde, de 24 e 41 anos; e duas são idosas de 77 e 69 anos que estão internadas.

Os funcionários e idosos da casa de repouso fizeram testes rápidos de laboratório particular. Aqueles que tiveram algum sintoma suspeito da doença foram testados por exames PCR e aguardam o resultado.

O local está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e esses casos são considerados suspeitos em isolamento domiciliar – tratam-se de dois profissionais da saúde, de 27 e 31 anos; dois idosos de 76 e 77 anos; e quatros idosas de 84, 81, 87 e 91 anos, além de duas idosas com 92 anos.

Foram feitos 31 testes rápidos com resultados negativos de funcionários e moradores da casa.

No início do mês, o promotor Jorge Umberto Aprile Leme, que acompanha e fiscaliza as casas de repouso para idosos em Americana, disse ao LIBERAL que a situação nas 30 unidades do município estava sob controle.

Naquele momento, não havia nenhum caso suspeito ou confirmado da doença em instituições de longa permanência.

Na região, duas casas de repouso já registraram mortes de moradores por coronavírus.

Em Hortolândia, seis idosos da casa de repouso Lar Feliz morreram em decorrência da doença. Uma instituição de Nova Odessa também teve uma morte provocada pela Covid-19 em um morador do local.

BOLETIM
Americana confirmou mais um caso de coronavírus nesta terça-feira (19). O paciente é um homem de 67 anos, morador da Cidade Jardim, que já está curado.

Dos 68 casos positivos da cidade, quatro morreram, três estão internados, seis cumprem isolamento domiciliar e 55 estão curados.

Há 21 casos suspeitos aguardam resultados de exames, sendo cinco internados em hospitais, 15 em isolamento domiciliar e um que já cumpriu a quarentena (14 dias).

Além disso, Americana contabiliza agora 444 casos que eram considerados suspeitos, mas já foram descartados pelo resultado de exame negativo.

Podcast Além da Capa
Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em virtude da determinação de paralisação de atividades econômicas e do isolamento social forçado pela quarentena, o reflexo no mercado de trabalho é um dos principais termômetros para medir os danos. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter George Aravanis, que trata do aumento dos pedidos de seguro-desemprego e acompanha os anúncios de suspensões de contrato de trabalho em empresas da RPT (Região do Polo Têxtil).