10 de maio de 2024 Atualizado 00:11

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura apura denúncia de assédio sexual dentro da Gama

Situação foi relatada pela vereadora Professora Juliana (PT) nesta quinta-feira, durante sessão da câmara

Por Rodrigo Alonso

01 de julho de 2022, às 08h02

A Prefeitura de Americana apura uma denúncia de assédio sexual dentro da Gama (Guarda Municipal de Americana).

A situação foi relatada pela vereadora Professora Juliana (PT) nesta quinta-feira, durante sessão da câmara. Porém, na ocasião, ela disse apenas que o crime teria ocorrido em uma autarquia da administração, sem mencionar o nome do órgão e pessoas envolvidas. O LIBERAL apurou, no entanto, que se trata da Gama.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Procuradora Especial da Mulher do Legislativo, Juliana afirmou ter tomado ciência da acusação nesta quinta. A vítima é uma mulher.

“É muito triste porque a situação que chega para nós é justamente aquele tipo de situação na qual a prática do assédio é feita em ambiente quase que privado, num ambiente onde a vítima está exposta e vulnerável, onde não há testemunha”, declarou a parlamentar, que promete acompanhar o caso.

“Vamos monitorar esse caso, acompanhar muito de perto, até para que essa mulher não seja revitimizada, para que ela não seja novamente constrangida”, comentou.

Ela abordou a situação após ter citado o caso de Pedro Guimarães, que deixou a presidência da Caixa Econômica Federal depois de ser acusado de assédio sexual por funcionárias do banco.

“A questão do assédio tem a ver com uma cultura que naturaliza essa abordagem quase que intimidatória de constranger, de insinuar, com aquelas ‘brincadeiras’ que não tem nada a ver com brincadeira. Porque, na brincadeira, pressupõe-se que todo mundo está se divertindo. No assédio, não”, pontuou Juliana.

Após a declaração da vereadora, em nota, a prefeitura informou que existe uma apuração em andamento, mas não entrou em detalhes.

“Os procedimentos administrativos estão sendo adotados conforme legislação, visando elucidar o caso. Na hipótese de constatada qualquer irregularidade, as medidas cabíveis serão tomadas”, comunicou. 

Publicidade