27 de abril de 2024 Atualizado 21:21

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Prefeitura anuncia redução de leitos de UTI para Covid no Hospital Municipal

Após constatar ocupação abaixo de 50% nas últimas sete semanas, HM decidiu reduzir leitos intensivos mobilizados exclusivamente para a doença

Por Marina Zanaki

18 de agosto de 2021, às 07h36

Nesta terça-feira, nove leitos estavam sendo utilizados - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi vai reduzir de 30 para 20 as vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid-19. A mudança passa a valer na sexta-feira e foi adotada em razão da baixa taxa de ocupação. Nas últimas sete semanas, esteve sempre abaixo dos 50%. Nesta terça-feira, nove leitos estavam sendo utilizados. No pior momento da pandemia, a lotação foi máxima.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Outra mudança anunciada foi um redimensionamento dos profissionais mobilizados para a doença. Até então eram três médicos dedicados exclusivamente aos pacientes Covid, mas a partir de agora serão dois profissionais. Já a enfermaria seguirá com os 35 leitos, sem redução.

Segundo o hospital, a decisão foi tomada após avaliações da equipe técnica em relação às últimas taxas de ocupação dos leitos de UTI e para atender a uma demanda de outras doenças.

“Trata-se de uma realocação estratégica dos leitos, até porque há uma necessidade para outras doenças e agravos. Mas é claro que em caso de recrudescimento da pandemia o hospital terá que reativar esses leitos novamente. Com o ritmo da vacinação e a queda nas internações em relação ao mês de julho, nós esperamos e torcemos para que isso não seja mais preciso”, declarou o superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Edson Eduardo Pramparo.

Secretário Municipal de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira destacou que a redução não significa que o município está “baixando a guarda” contra a pandemia.

“As equipes técnicas avaliaram por mais de sete semanas e sempre com ocupação abaixo dos cinquenta por cento. É claro que, num primeiro sinal de alerta, o processo terá que ser revisto e uma nova adequação será feita”, garantiu Danilo.

A queda nas taxas de ocupação ocorre tanto na rede pública quanto privada. O LIBERAL mostrou que o total de pacientes internados nos quatro hospitais da cidade com leitos Covid é semelhante ao cenário de fevereiro, antes do recrudescimento da pandemia.

O Hospital São Lucas, por exemplo, registra pelo segundo dia consecutivo enfermaria Covid sem nenhum paciente. No total, estão internadas 46 pessoas nos quatro hospitais, 28 delas com respiradores.

Gosta de descontos? Conheça o Club Class, do LIBERAL

A Secretaria de Saúde avaliou que a diminuição das internações está relacionada, em grande parte, ao avanço da vacinação no município. Entre a população com mais de 18 anos, 91% recebeu a primeira dose e 38% completou o esquema vacinal.

Publicidade