25 de abril de 2024 Atualizado 23:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Portal de Americana terá centro para atendimento de turistas

Prefeitura recebeu R$ 100 mil da Agemcamp para investir em local que poderá informar visitantes sobre atrações da cidade

Por Leonardo Oliveira

30 de agosto de 2020, às 10h14

A Prefeitura de Americana terá, nos próximos meses, o seu primeiro Centro de Atendimento ao Turista. Ele está sendo preparado para funcionar em imóvel que fica no portal de entrada da cidade.

Centro de informação para turistas funcionará em imóvel lateral no portal de entrada de Americana – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal

A administração recebeu uma verba de R$ 100 mil de um convênio com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) para equipar o local.

A verba já está nos cofres da prefeitura e uma licitação foi aberta para usá-la na compra de computadores, mesas de escritório, cadeiras, armários, televisores, aparelhos de ar-condicionado, impressora, além de um veículo zero quilômetro que será usado no dia-a-dia dos funcionários do centro.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, a ideia é que o local seja um ponto de partida para quando um turista chegar à cidade. Nesse centro, ele contará com guias e saberá quais são e onde ficam os locais de interesse turístico do município.

“Americana vai ter esse receptivo, que já é o portal de entrada da cidade, pra poder atender aos turistas que vem de fora e também dando informação turística e empresariais, fortalecendo assim o comércio e a indústria local”, disse o secretário ao LIBERAL.

No local, também será possível consultar um banco de dados com informações das empresas e estabelecimentos comerciais de Americana. Se alguém chega procurando por um lugar para comer um prato específico ou à procura de um tecido em particular, terá auxílio de um guia para indicar a melhor maneira de fazer isso.

Nesse espaço, haverá folders com as localizações dos principais pontos turísticos e um mapa interativo da cidade do ponto de vista cultural. Antes, todo o acervo era concentrado no CCL (Centro de Cultura e Lazer). A mudança trará, pela primeira vez, um local próprio para prestar esse tipo de serviço, afirma a diretora de unidade da Prefeitura de Americana, Roseli dos Santos.

“O que a gente queria era ter um local próprio para fazer esse atendimento ao turista, ao visitante, ao morador também que, muitas vezes, não tem à mão uma atividade, um serviço, alguma coisa que ele precisa e a gente pode ajudar também”, afirmou.

A inauguração do espaço, no entanto, vai depender do quanto vai durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), adiantou o secretário.

Publicidade